DESTAQUERegião Metropolitana de Patos

Câmara Municipal de Santa Terezinha realiza 8ª sessão ordinária com aprovação de projetos de lei e requerimentos

A Câmara Municipal de Santa Terezinha esteve reunida na tarde desta sexta-feira, dia 26 de maio, para a realização de mais uma Sessão Ordinária. O presidente Francisco Bezerra (Republicanos) abriu os trabalhos às 17h00. A Sessão contou com a presença de 8 vereadores, com a ausência do vereador Zé do Egito (PSDB), por motivos de saúde.

O vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) iniciou sua fala na tribuna apresentando votos de pesar aos familiares de Francisco da Silva, de Dona Iraci Simões e de Damião Alves. Desejou conforto aos parentes enlutados. Agradeceu a atuação da gestão na sinalização das rodovias do município, uma cobrança feita por ele na última sessão. Trouxe diversas denúncias da Farmácia Básica do município. O vereador criticou o horário de funcionamento da farmácia, deixando de atender inúmeros munícipes. Também trouxe relatos sobre a questão dos animais de rua e criticou o fato de nada ser feito para que haja uma resolução da questão. O vereador questionou a localização da caminhonete Ranger do município, que não está na cidade. Por fim, falou sobre o seu requerimento apresentado que convoca uma audiência pública para apresentar o uso da medicação pautada no uso de cannabis, capaz de trazer melhorias imensuráveis para aqueles que a utilizam. Convocou toda a população e as mídias locais para divulgarem o evento, que será realizado em breve, em data a ser decidida.

O vereador Cadmo Cordeiro (Republicanos) iniciou sua fala acostando-se aos votos de pesar apresentados no plenário, acrescentando suas condolências à família de João Ferreira. Parabenizou a formação dos crismandos no município, bem como dos jovens que participaram da cerimônia da Primeira Eucaristia na Igreja local. Parabenizou também a jovem Camila pela tradução em libras durante toda a missa. Ressaltou a realização do Dia D da Vacinação, bem como o imenso número de atendidos. Destacou também que os trabalhos de reforma na quadra local estão sendo finalizados e que o campeonato de futsalestá completo e será iniciado em breve, com o número total de times estipulado. Parabenizou a população do Sítio São José pela realização das festas locais, e elogiou bastante o evento. Ressaltou a necessidade urgente de realização de uma audiência pública para tratar da questão dos animais de ruas, fato que está causando inúmeros desconfortos populacionais e também para os animais. Quanto ao requerimento que solicita um estacionamento certo para os taxistas que fazem a linha para Patos, o vereador destacou a importância dessa medida tanto para os motoristas quanto para os passageiros que utilizam desses veículos. Apresentou seu requerimento que solicita um desvio de tráfego para impulsionar o lazer e a caminhada de munícipes na cidade. Seu outro requerimento solicita também a disponibilização de um grupo de Capoeira na cidade, para alavancar o setor social e cultural da cidade. Por fim, o vereador destacou que ambos os projetos já foram implementados anteriormente no município e defendeu o retorno dessas atividades na cidade. 

O vereador Damião de Seli (PSDB) iniciou sua fala se acostando aos votos de pesar apresentados anteriormente por seus colegas. Alegou que ficou contente pelo fato do município receber destaque no setor da Educação, com base no Selo UNICEF, alcançando um número excelente de alunos matriculados, atuando no combate ao analfabetismo. Ressaltou que foi instalada a primeira usina de energia solar no município de Patos. O vereador idealizou que Santa Terezinha adentrasse nesse setor de utilização de energia solar, através de emendas parlamentares pautadas na construção de uma usina solar local, diminuindo os gastos de energia pública e destinando energia para pessoas carentes do município. Damião destacou a possibilidade do estabelecimento de tal usina em parte do terreno adquirido pela Prefeitura para a construção do cemitério local. Declarou que as máquinas municipais já estão trabalhando, conforme informações da gestão, no conserto das estradas locais. Parabenizou a população do Sítio São José pela realização das festas locais, resgatando a cultura nacional e tradicionais. Quanto ao Dia D da Vacinação, o vereador incentivou a população a procurar a Secretaria para tomar a vacina, prevenindo doenças e garantindo a saúde coletiva. Convidou a população a participar de uma palestra sobre o Autismo na STTRANS, em Patos, a partir das 13h00, em virtude da Campanha do Maio Amarelo. Sobre o requerimento dos taxistas municipais, o vereador ressaltou a importância dessa iniciativa. Damião de Seli afirmou que irá procurar o superintendente da STTRANS e declarou que os taxistas podem contar com seu apoio, para que eles possam obter uma vaga de apoio reservada, para esperarem seus passageiros. O vereador destacou que deve-se haver uma melhor sinalização na localidade do mercado, para que possa haver um controle e o motorista possa ter uma garantia de estacionamento na localidade central da cidade de Patos. Por fim, o vereador declarou que os vereadores constantemente estão sendo atacados nas redes sociais. Damião ressaltou o trabalho do vereador e a importância desse serviço para o município e toda a população, elaborando, analisando e votando projetos. 

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) iniciou sua fala se acostando aos votos de pesar apresentados por seus colegas. Deu início ao seu discurso se acostando a denúncia feita pelo vereador Osvaldo, quanto à Farmácia Básica Municipal. Alegou que, na semana passada, um munícipe utilizou das redes sociais para fazer uma crítica da farmácia, pois há dois meses o setor da saúde não fornecia o remédio utilizado por ele, deixando-o sem a sua medicação de controle de pressão. Questionou a metodologia da gestão quanto à obtenção de medicamentos para a farmácia do município e declarou que está havendo muita contradição no setor da saúde de Santa Terezinha. Relatou um episódio que ocorreu no consultório odontológico do município, o qual a dentista Dra. Fernanda relatou a falta de materiais indispensáveis de trabalho, citando como exemplo um saco de lixo para depósito dos materiais utilizados, impossibilitando o atendimento da população. Cobrou dos vereadores da situação uma maior atenção quanto a esses problemas, que estão deixando a população local desamparada. Falou sobre o dia de Novena dos mês de maio representada pelos vereadores e destinada a eles, e alegou que sentiu falta dos colegas que nem sequer justificaram a sua ausência. A vereadora questionou a situação do matadouro local, que não foi mais abordada na Câmara. Solicitou que os parlamentares que compõem a situação procurem verbas e iniciativas da gestão para a construção de um novo matadouro para o município, e afirmou que os pares terão o apoio dos vereadores de oposição. Falou sobre o ocorrido da última sessão, na qual foi criticada por interromper a fala do vereador Salomão. Lidianny questionou o motivo pelo qual outros colegas vereadores, que costuma ter a mesma atitude, não são repreendidos também no plenário. Por fim, a vereadora solicitou que as leis da Casa sejam aplicadas a todos, de maneira justa e igualitária, não atingindo apenas os parlamentares de oposição. Assumiu o seu erro anterior, mas cobrou dos seus pares um respeito mútuo.

O presidente da Câmara, Francisco Bezerra (Republicanos), iniciou sua fala acostando-se aos votos de pesar apresentados anteriormente por seus pares. Prestou homenagem a Dona Iraci, por todo acolhimento à sua pessoa em sua casa e em sua família. Demonstrou toda a sua gratidão à família Corsino, sobretudo pautado no despertar da sua vida política, desde o início. Ressaltou que a gestão anunciou o início dos trabalhos das máquinas nas estradas vicinais do município. O vereador anunciou que o prefeito esteve no Conjunto Dona Nuca, e já acionou o setor de projetos municipais para calçar as ruas do conjunto com recursos próprios do município, melhorando a qualidade de vida dos moradores locais. Alegou que o prefeito Arimateia tem se dedicado, mantendo-se sempre na cidade, trabalhando, e atendendo as necessidades públicas. Ressaltou o seu apoio à questão dos taxistas locais, que buscam uma vaga de apoio nas proximidades do mercado público de Patos. Francisco Bezerra mostrou-se feliz com a atitude do prefeito Nabor Wanderley, na qual ele sanciona a iniciativa da Câmara de Patos de doação do terreno municipal para a construção do Hospital de Trauma de Patos, que irá atender e salvar vidas de munícipes de toda a região. O vereador destacou a participação do governador nessa iniciativa, da deputada Francisca Motta e de todos os políticos locais, inclusive vereadores e prefeito de Santa Terezinha. Ressaltou também a realização do Dia D da Vacinação, e destacou a importância da vacinação da população, garantindo a saúde coletiva local. Questionou a vereadora Lidianny acerca de sua fala que menciona o setor de saúde como um completo caos. Francisco Bezerra afirmou que o município tem se destacado na área da saúde, por meio da realização de cirurgias eletivas, exames em João Pessoa, Casa de Apoio na capital, atendimentos nos diversos setores do campo de saúde física e psicológica. Por fim, o parlamentar alegou que erros podem ocorrer, contudo, não é justo generalizar as situações e desmerecer todo o trabalho da gestão no campo da saúde.

O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) iniciou sua fala se acostando aos votos de pesar apresentados às famílias enlutadas. Parabenizou todos os taxistas da cidade e afirmou que os vereadores da Casa irão lutar pelo direito deles na causa que eles enfrentam. Afirmou que esteve na noite anterior no Mercado de Artesanato da cidade, que estava repleto de pessoas. Parabenizou o prefeito pela brilhante ideia de reformar o antigo clube municipal, transformando-o em um centro de comércio, útil a todos os moradores da cidade. Por fim, o vereador apresentou seu requerimento que solicita votos de aplausos ao restaurante Hashi Mix, em Patos, que emprega inúmeros munícipes da cidade de Santa Terezinha, colaborando para a geração de empregos em toda a região. 

O líder da oposição, Edcarlos Soares (PSDB), iniciou sua fala acostando-se aos votos de pesar apresentados anteriormente por seus pares. Sobre as estradas municipais, o vereador questionou onde foram iniciados os serviços das máquinas. Cobrou de maneira veemente o roço dessas estrada, para evitar situações inadequadas devido a ocupação crescente da mata. Afirmou que o prefeito deve continuar o serviço de conserto de buracos nas estradas de todo o município, pois, segundo o vereador, ele só o fez na sua propriedade. Criticou a falta de medicamentos na Farmácia Básica do município, um problema que persiste na cidade. Anunciou que há medicamentos que nunca foram comprados pela atual gestão para compor a disponibilização de remédios da Farmácia Básica. Repreendeu a atitude dos vereadores de situação, que apenas defendem a gestão e omitem-se aos problemas do município. Declarou que o setor de saúde de Santa Terezinha está completamente desorganizado, citando o descaso com base nos horários dos médicos do município. Questionou o motivo pelo qual os calçamentos que estavam sendo construídos foram paralisados. O vereador afirmou que é difícil acreditar que novos projetos de calçamento serão iniciados quando os atuais estão abandonados pela gestão, sem qualquer avanço aparente. Denunciou a situação precária do laboratório da cidade, ressaltando o enorme descaso com a localidade, que está em situação degradante. Edcarlos Soares usou como exemplo o laboratório da antiga gestão. Alegou que o prefeito tem responsabilidade de fiscalizar o setor de saúde da cidade, desde os pequenos detalhes até os maiores. Criticou que os exames de rubéola e toxoplasmose não foram realizadas sequer uma vez pela atual gestão. O vereador também afirmou que os exames de hormônios de tireoide também não são mais realizados na cidade, citando também a falta constante de medicamento do tipo metformina, para o tratamento de diabetes. Alegou que o prefeito deve-se atentar à situação do laboratório e buscar melhorias para esse local de atendimento popular. Trouxe uma cobrança com base no incentivo salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, que foi debatido há quase dois meses em reunião e ainda não foi solucionado. Cobrou também a distribuição de equipamentos de proteção individual (epi’s) a esses agentes, que estão sem essas ferramentas de trabalho, fato que também foi colocado em pauta durante a audiência realizada anteriormente. Por fim, o líder da oposição apresentou uma lista de materiais necessários para a execução dos trabalhos dos ACE e ACS, e cobrou da gestão alguma atitude ou resposta com base nas demandas apresentadas por esses servidores, sobretudo acerca do incentivo desse público. 

O líder do prefeito, Salomão Cordeiro (Republicanos), iniciou sua fala acostando-se aos votos de pesar apresentados às famílias enlutadas do município. Inicialmente, o vereador ressaltou o destaque do município no setor da educação, com base no selo de destaque UNICEF. Afirmou que esteve junto ao prefeito Arimateia enquanto ele estava direcionando os calçamentos das vielas que serão contempladas com obras de recursos próprios do município. Salomão alegou que, quando estava com o gestor, o deputado Hugo Motta ligou para Arimateia, para notícia-lo que o Carro-pipa da cidade chegará em Junho. Uma importante aquisição, haja visto que o município apresenta uma certa demanda desses veículos. Além disso, o parlamentar disse que o deputado também garantiu que a nova retroescavadeira também deve chegar ainda esse ano na cidade. Salomão explicou que o conserto das estradas está ocorrendo de forma progressiva e seletiva, de modo a atender primeiramente as localidades que sediarão festejos no mês de junho. Sobre a situação do horário da farmácia, o parlamentar defendeu a abertura do local em dois turnos, contudo, a farmácia do pode estar aberta com um farmacêutico. O profissional que está atualmente trabalhando no local só pode estar presente até 13h00. O parlamentar alegou que o atendimento de 8h00 até 13h00 é aceitável, por um total de cinco horas. Alegou também que a caminhonete Ranger estava quebrada, mas que já foi consertada e deve ser entregue em breve. Sobre a denúncia apresentada pela vereadora Lidianny, o vereador declarou que não se trata de um remédio de hipertensão, como havia dito a parlamentar. Salomão destacou que trata-se de um medicamento ansiolítico e sedativo. O vereador afirmou que todas as farmácias dispõem de remédios de pressão gratuitos. Afirmou que contou, na Farmácia Básica, 50 caixas de remédios cheias para abastecimento. Sobre a falta de metformina, o líder do prefeito concordou que há a falta do medicamento na gramatura de 850, pois o laboratório não tem como encaminhar, mas destacou que o de 500 miligramas tem na farmácia local. Destacou que o medicamento já foi solicitado, porém isso não é culpa da gestão, pois há uma falta nacional do remédio. Sobre a questão do matadouro, Salomão alegou que é uma necessidade do município. Alegou ainda que outros municípios apresentam o mesmo problema, a exemplo de Patos. Destacou que não é uma obra fácil e o município não tem condições financeiras de realizá-la, sendo necessário buscar verbas externas, como tem sido feito pelo prefeito Arimateia. O vereador falou sobre a problemática dos médicos do município, e relatou que como são profissionais concursados, a gestão nada pode fazer, somente cobrar a realização do trabalho. Salomão esclareceu ainda a situação do calçamento que foi paralisado. Declarou que há todo um processo licitatório que leva tempo, sendo esse processo realizado em etapas e, então, dá-se o prosseguimento da obra. Salomão Cordeiro ressaltou que o prefeito tem trabalhado bastante. Sobre a instalação do laboratório, o vereador afirmou que faltam recursos para que o município possa adquirir um local adequado para essas atividades, porém ressaltou que nenhum exame não foi realizado por esse motivo. Criticou a declaração da vereadora Lidianny pautada na falta de um saco de lixo. Por fim, o líder do prefeito ressaltou os feitos da gestão no setor da saúde e repreendeu o fato da parlamentar trazer um fato mínimo como esse para desmerecer todo o campo da saúde municipal.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *