GeraisRegião Metropolitana de Patos

Vereadores de Santa Terezinha-PB debatem projetos interessantes para município

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB, ocorreu nesta sexta-feira (19) às 16h00. O presidente da Câmara, Francisco Bezerra abriu os trabalhos e os 9 vereadores compareceram à reunião.

Na sessão, o vereador Cadmo Oliveira (Republicanos) foi o primeiro a usar a tribuna, saudando a todos e expressando seu pesar pela Páscoa de Luiz Fausto, Beata Santana, Corina, Berg e Ewerton Diral. Em seguida, apresentou um projeto de lei que visa proibir a soltura de fogos barulhentos no município, em respeito aos animais e especialmente aos autistas, durante o mês de conscientização ao Autismo. Destacou que, após ser sancionado, o projeto terá 90 dias para entrar em vigor. Além disso, apresentou um requerimento para discutir o planejamento dos resíduos sólidos do município e proibir o uso de garrafas de vidro em festas locais, visando evitar violência. Também solicitou um desfibrilador mais moderno para o SAMU, ressaltando sua importância. Por fim, abordou a regularização do título eleitoral, lembrando que a data limite é 8 de maio.

O vereador Damião de Seli (Republicanos) iniciou seu discurso expressando seu pesar e destacando a importância de Beata Santana, uma guerreira que morava próximo à sua família. Em seguida, elogiou a iniciativa do vereador Cadmo em relação ao projeto que proíbe fogos barulhentos, reconhecendo que, embora polêmico devido à questão da tradição, é uma proposta interessante. Ele abordou comentários nas redes sociais sobre o uso do salão paroquial pelos vereadores, ressaltando que não se tratava de politicagem, mas sim de política legítima. Além disso, enfatizou a importância da criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, afirmando que facilitará muitos trabalhos no município. Finalizou seu discurso destacando a relevância da regularização do título eleitoral, lembrando que o prazo limite estabelecido pela justiça eleitoral é 8 de maio.

O Vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) começou seu discurso abordando os pesares e preocupações apresentados pelos colegas. Em seguida, apresentou um requerimento solicitando a compra de uma máquina ensiladeira, destacando os benefícios que trará para os agricultores locais. Além disso, solicitou a limpeza do conjunto Dona Nuca, devido ao acúmulo de mato e insetos na região. Em outro ponto, expressou sua indignação com a falta de fisioterapeuta na Santana para a esposa de Galego Henrique. Esclareceu que a ausência da profissional não se deve à sua falta, mas sim à falta de transporte. Osvaldo criticou veementemente essa situação, ressaltando que faz um mês que sua esposa não é atendida em Santana, considerando isso uma vergonha. Disse que há 15 dias cobrou as lâmpadas do cemitério e prometeram resolução, mas não foi feito nada. Levantou a questão dos animais de rua e disse que é lamentável a situação, porque foi prometido pelo gestor e até agora não foi cumprido. Destacou que só essa semana dois animais morderam duas pessoas e até agora o prefeito não fez nada. Ele pediu mais atenção e respeito do gestor nessa situação.  

Na sessão, a vereadora Lidianny Medeiros iniciou seu pronunciamento saudando a todos e expressando seus votos de pesar, lembrando com carinho Beata Santana, uma guerreira e pessoa de bom coração. Em seguida, abordou a necessidade de providências em relação ao quebra-molas localizado atrás da Escola João Norberto, ressaltando o aumento do fluxo de veículos e motos após a pavimentação asfáltica, o que tem gerado preocupação devido à alta velocidade dos veículos em uma área onde há crianças. Além disso, solicitou intervenção da Secretaria de Educação para fornecer brinquedos às crianças carentes na creche e pediu o conserto dos brinquedos da praça onde está localizada a academia da saúde, destacando o risco de acidentes devido aos ferros quebrados. Em outro ponto de seu discurso, a vereadora dirigiu-se a Salomão, informando que Zé Afonso está apto para se candidatar e que a disputa será decidida pelo voto popular, ressaltando a amizade e lealdade de Zé Afonso. Ela também mencionou ter se sentido desrespeitada por Salomão por ser a única mulher presente, reafirmando sua posição de não se deixar intimidar e pedindo respeito e igualdade no tratamento por parte do presidente.

Na sessão, o Vereador Zé do Egito (Republicanos) iniciou seu discurso expressando seus votos de pesar. Em seguida, trouxe à tona a problemática relacionada ao mato no loteamento Jardim do Lagos, destacando que é de responsabilidade dos proprietários a limpeza dos lotes não vendidos e a ossada do proprietário do loteamento. Ele pediu providências para a limpeza da área. Além disso, o vereador parabenizou o prefeito pela revitalização do centro da cidade e pelo embelezamento do portal de entrada, elogiando a Princesinha das Espinharas. Ele também mencionou o projeto de Cadmo sobre a proibição da soltura de fogos de artifício, reconhecendo sua importância, mas questionando quem será responsável pela fiscalização. Zé do Egito abordou a questão da recuperação de estradas, destacando a preocupação com o desperdício de dinheiro durante o período chuvoso. Ele informou que as galerias na rua Quirino Ribeiro estão sendo consertadas. Finalizando seu discurso, o vereador reconheceu o esforço do prefeito em tornar a cidade mais bonita e elogiou sua gestão.

Na sessão, o vereador Antônio de Nelson (Republicanos) iniciou seu pronunciamento abordando os votos de pesar apresentados anteriormente. Em seguida, expressou sua gratidão a Deus e Nossa Senhora por mais um dia de vida. Ele fez um apelo pela recuperação das estradas, destacando especialmente a situação da estrada do sítio Tirada. Além disso, o vereador parabenizou o prefeito pela belíssima obra do portal de entrada da cidade, que leva o nome do ex-prefeito Naíde Cabral, uma propositura sua aprovada pelos demais pares. Ele também elogiou a revitalização do centro da cidade, ressaltando que essa é mais uma importante obra realizada pelo prefeito Arimateia. Antônio de Nelson solicitou a construção de uma quadra de esportes para a comunidade da Santana, destacando a importância do esporte para a comunidade, que é numerosa e necessita desse tipo de estrutura. Em outro ponto de seu discurso, o vereador parabenizou o advogado Tiago Nóbrega pelo aniversário, informando que ele estava celebrando na Argentina. Por fim, agradeceu a todos que participaram de uma vaquinha solidária para ajudar Gabriele, esposa do poeta Damião Maia, que passou por uma cirurgia e está se recuperando bem, graças às contribuições recebidas.

Na sessão, o Presidente Francisco Bezerra (Republicanos) iniciou seu discurso expressando seus votos de pesar e recordando a figura guerreira de dona Beatriz Santana. Ele convidou a todos para participar da missa de 30º dia em homenagem ao ex-vereador Manassés Alves de Lima, que ocorrerá às 16:00 deste sábado (20) na igreja de Santa Terezinha. Sobre a reivindicação do Vereador Osvaldo em relação à compra da ensiladeira, o presidente achou a proposta muito interessante. Ele relatou ter visitado as comunidades rurais e constatado a felicidade dos agricultores com as chuvas constantes, o que garante a segurança da lavoura. Francisco Bezerra expressou sua satisfação com o desenvolvimento do portal da cidade, lembrando que Santa Terezinha, há 20 anos, tinha uma estrutura bastante modesta, e hoje está mais moderna e bonita, parabenizando o gestor pela iniciativa. Ele também destacou o aumento do número de agricultores contemplados pelo seguro safra, o que injetará quase 300 mil reais na economia do município. Em relação à questão da bomba na comunidade São Gonçalo, o presidente informou que está funcionando normalmente, mas falta uma pessoa para monitorar seu funcionamento, o que será discutido com o prefeito para evitar problemas futuros. Sobre a queixa da vereadora Lidianny, Francisco Bezerra reforçou que todos serão respeitados na casa legislativa, independentemente de posição ou situação. Ele pediu a compreensão de todos para que a paz e o respeito se mantenham na Casa do Povo, destacando a importância de não interromper a fala de um vereador e evitar chamadas de atenção durante os discursos.

Na sessão, o vereador e líder da oposição, Edcarlos Soares (PSDB), iniciou seu discurso expressando seus votos de pesar. Ele manifestou sua preocupação com a situação do açude Capoeira, mencionando uma matéria do Blog do Jordan Bezerra que revelou que o manancial está apenas com 26% de sua capacidade, o que considera alarmante dado o avançado do mês de abril. Edcarlos expressou sua esperança de que mais chuvas venham, pois a situação é crítica, já que o reservatório não alcançou nem 50% de sua capacidade. Ele questionou quem assumirá a secretaria de infraestrutura após o afastamento de Pita. Também mencionou a falta de manutenção em mata-burros, como os localizados na entrada do sítio São José e na Santana, que estão há dias sem reparo. Edcarlos observou que a farmácia básica está com falta de medicamentos e lamentou a falta de acessibilidade nos canteiros, mesmo com as obras do governador. Sobre o projeto da educação, o vereador anunciou que solicitará uma audiência pública para que os professores e o sindicato possam discuti-lo. Ele também abordou a preocupação levantada por Lidianny sobre a Vera dos Gatos, ressaltando a necessidade de providências para evitar problemas com o acúmulo de insetos. Em relação ao portal de entrada da cidade, Edcarlos reconheceu o esforço da ex-prefeita e do deputado Wellington Roberto, mas lamentou que o prefeito atual não reconheça essas contribuições. Ele questionou o paradeiro das obras do prefeito, citando a ausência de um campo de futebol e a destruição da obra do mercado velho, cujo recurso era destinado à sua reforma ou adequação. O vereador alertou que o Ministério Público cobrará explicações sobre essa questão.

Na sessão, o líder do prefeito na Câmara, Salomão Cordeiro (Republicanos), iniciou seu pronunciamento expressando seus votos de pesar, destacando especialmente seu cunhado Berg de Catingueira. Ele ressaltou a importância da máquina ensiladeira para o município e comentou sobre a limpeza constante da cidade, embora reconheça que o mato volta a crescer naturalmente, exigindo manutenção contínua. Em relação aos matos no loteamento, Salomão explicou que é uma responsabilidade dos proprietários, mas o prefeito tem ajudado nesse aspecto. No entanto, durante o período de chuvas, ele enfatizou que é mais eficaz agir após o período de inverso. Quanto aos quebra-molas e mata-burros mencionados por Edcarlos, ele assegurou que serão recuperados. Salomão mencionou que o prefeito não se gaba por ter feito 50 obras, entre novas e reformas. Sobre a obra de revitalização da cidade, ele elogiou sua beleza e prometeu verificar possíveis soluções para a falta de acessibilidade. Ele também destacou que a obra foi realizada durante a gestão de Severino Pereira, mas apenas Arimateia deu continuidade a ela e realizou obras inéditas, como o acesso à rua do alto roçadinho. Quanto à questão do mercado, Salomão afirmou que recursos estão sendo aplicados e o prefeito está tranquilo em relação a possíveis punições. Sobre a elegibilidade de Zé Afonso, ele explicou que, embora como advogado acredite que ele não possa ser candidato devido a questões legais, respeita opiniões divergentes. Ele enfatizou o extraordinário trabalho de Arimateia, rebatendo críticas sobre sua ausência na cidade com a realização de obras significativas.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *