GeraisRegião Metropolitana de Patos

Vereadores de Santa Terezinha debatem projetos importantes para município; animais de rua e comporta aberta do Capoeira

A Câmara Municipal de Santa Terezinha realizou a sessão ordinária em 1º de setembro de 2023, presidida pelo Presidente Francisco Bezerra (Republicanos). A sessão teve início às 17h, e todos os vereadores estiveram presentes. O presidente saudou os vereadores Saturnino, presidente da Câmara de Emas, assim como o vereador Popeye, que estiveram assistindo à reunião.

O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Cadmo Oliveira (Republicanos). Ele apresentou votos de pesar pela família enlutada de Francisco Soares, conhecido como Guarazinha, e por Sandra, comadre de seus pais, José Cesar e Joana, além de Patrícia, filha de Olivar do Alfredo. O vereador pediu para retirar o projeto sobre esportes radicais para esclarecimentos adicionais, explicando que o objetivo é legalizar essa prática para que os praticantes tenham seu espaço adequado. Quanto aos cuidados com os animais de rua, surgiram algumas preocupações; é necessário ter cautela na maneira como esses cuidados serão implementados. Lamentou a baixa participação da população na audiência pública. Sobre seu voto contra o parecer do Tribunal de Contas do Estado, explicou que o fez devido às inúmeras irregularidades.

O Vereador Osvaldo Oliveira do PSDB, na tribuna, se associou aos votos de pesar apresentados. Ele expressou preocupação com a situação dos transportes no município, destacando que todos os veículos estão em péssimo estado, chegando a não haver ônibus disponíveis em alguns dias. Ele também mencionou que todos os alunos que utilizam esses ônibus são da cidade de Santa Terezinha. Osvaldo afirmou que alguns veículos têm motores avariados e outros estão nas oficinas, destacando a necessidade de o prefeito tomar medidas para resolver esses problemas. Ele questionou para onde foi o dinheiro arrecadado em leilões e relatou que alguns carros estão com documentos atrasados, circulando com medo da Polícia Federal. Quanto à comporta do Açude Capoeira, ele questionou se ainda estava aberta e justificou seu voto a favor das contas de Terezinha de Afonso (PSDB), afirmando que estava seguindo o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O vereador Damião de Seli (PSDB) também se associou aos votos de pesar apresentados. Ele enfatizou que é importante a colaboração da população local no que diz respeito aos animais de rua, pedindo que denunciem pessoas de fora da cidade que estão abandonando esses animais nas ruas. Damião mencionou que em breve se reunirá com o Secretário de Segurança do estado da Paraíba, Jean Nunes, para solicitar o retorno da patrulha rural ao município, visando a prevenção de assaltos na zona rural de Santa Terezinha. Quanto à votação das contas da ex-prefeita Terezinha, ele explicou que o TCE é um órgão técnico e que o parecer favorável à ex-gestora influenciou seu voto, enfatizando que votou com base no parecer técnico do TCE. Sobre a comporta Capoeira, ele relatou que viu a notícia no Blog do Jordan Bezerra, que informou que a AESA fechou 50% da comporta, amenizando um pouco a situação.

O vereador Antônio de Nelson do Republicanos associou-se aos votos de pesar apresentados. Ele questionou sobre as estradas na região dos Capuchinhos e da Pitombeira, que parecem estar esquecidas. Também cobrou a instalação de mata-burros na Fazenda Nova Cachoeira, mencionando que já havia feito essa demanda anteriormente. Ele mencionou que soube que um aluno do sítio é trazido para a escola na cidade pelo pai, destacando que essa situação não pode continuar e pedindo que a secretaria de transporte resolva essa questão o mais rápido possível. Quanto ao seu voto contra o parecer do TCE, explicou que se deve às várias irregularidades nas contas da ex-prefeita Terezinha.

Lidianny Medeiros do PSDB também se associou aos votos de pesar apresentados. Ela elogiou o trabalho da ex-prefeita Terezinha e parabenizou a aprovação de suas contas. Lidianny destacou que a ex-gestora sempre serviu a todos e fez o bem. Ela lamentou a postura do prefeito Arimateia, afirmando que o gestor espalhou rumores de que ela havia acionado o Ministério Público para evitar que alunos fossem levados para Patos. Ela esclareceu que essas afirmações são falsas e criticou os vereadores da base, acusando-os de não se atreverem a criticar o prefeito. Lidianny também criticou os gastos com a festa de São João em Santa Terezinha, mencionando que em algumas noites as bandas tocaram para uma audiência reduzida. Ela concluiu, lamentando a atitude do vereador Salomão, afirmando que ele deveria defender o povo, não o prefeito.

O vereador José do Egito (PSDB) associou-se aos votos de pesar apresentados. Ele destacou sua participação no Congresso de Vereadores realizado em Campina Grande, onde, junto com o presidente Francisco Bezerra e Damião de Seli, considerou a experiência muito valiosa. Ele ressaltou a importância do papel do vereador no município, enfatizando que o Congresso o fez perceber a relevância desse cargo. Quanto ao seu voto contra o parecer do TCE, explicou que isso ocorreu por sua coerência, considerando a análise técnica do Tribunal. Ele lamentou o uso de linguagem grosseira por parte da vereadora Lidianny e do vereador Edcarlos em relação ao prefeito, enfatizando a necessidade de respeitar a autoridade do município. Ele esclareceu que, enquanto na gestão anterior ficaram debaixo da “saia” da prefeita, essa não é a situação dos vereadores que apoiam o prefeito atualmente. Ele concluiu agradecendo aos colegas vereadores que votaram a favor de seu projeto de lei, que concede o título de cidadã Santerezinhense a Fátima de Salomão pelos relevantes serviços prestados ao município.

O presidente da Câmara, Francisco Bezerra (Republicanos), associou-se aos votos de pesar apresentados. Ele destacou sua participação no Congresso em Campina Grande, promovido pela União dos Vereadores da Paraíba (UVB-PB), considerando-o muito proveitoso para mostrar a importância dos vereadores. Ele enfatizou que no Brasil há mais de 58 mil vereadores, formando um verdadeiro exército. Quanto à comporta do Açude Capoeira, ele mencionou que o Blog do Jordan Bezerra noticiou que a AESA fechou 50% da vazão, considerando isso um avanço. No entanto, ele espera que a AESA responda ao ofício enviado pela Câmara, pois o representante da AESA em Patos, o senhor Mozart, foi considerado arrogante ao afirmar que os vereadores não têm prerrogativa sobre o caso. Caso a AESA negue, os vereadores planejam acionar o Ministério Público. Bezerra justificou seu voto favorável ao parecer do TEC das contas da ex-prefeita Terezinha, explicando que o fez por coerência, já que foi uma análise técnica do Tribunal. Ele enfatizou que sua posição política é a mesma, ou seja, faz parte da base do prefeito Arimateia. “Não votei em Terezinha, mas SIM no parecer do TCE”.

O líder da oposição, Edcarlos Soares do PSDB, associou-se aos votos de pesar apresentados. Ele expressou estranheza em relação aos votos dos vereadores contra o parecer técnico das contas de Terezinha de Zé Afonso. Ele questionou como esses vereadores se comportarão quando as contas do prefeito Arimateia forem analisadas. Ele também se perguntou se o vereador Salomão terá a coragem de votar contra. Edcarlos alegou que Arimateia está perseguindo uma professora, transferindo-a para Capesa. Ele mencionou que o gestor cortou a gratificação de três funcionários da educação sem explicação ou justificativa, alegando que eles recebiam essa gratificação desde a gestão anterior. Segundo ele, isso está sendo feito sob influência da secretária de educação. Ele também mencionou a falta de remédios na Farmácia Básica e destacou que várias estradas no município ainda não foram construídas, como Loreto, São José, Pocinho e Capoeira, entre outras. Ele afirmou que todos os gestores anteriores deixaram dívidas do INSS para o município, considerando essa uma situação complicada. Edcarlos parabenizou a ex-prefeita Terezinha pela aprovação de suas quatro contas pelo TCE e pela Câmara municipal. Ele denunciou casos de nepotismo na prefeitura, afirmando que há parentes do prefeito ocupando cargos sem trabalhar e devolvendo dinheiro, e que estão investigando essa questão. Ele alertou o prefeito para ter cuidado, citando o caso do prefeito de São Mamede, que enfrenta problemas por fazer coisas erradas.

O líder do prefeito na Câmara, Vereador Salomão Cordeiro do (Republicanos), associou-se aos votos de pesar apresentados. Ele justificou seu voto contra o parecer do TCE, mencionando várias irregularidades que não podem ser ignoradas. Ele destacou a situação do INSS, mencionando que a ex-prefeita deixou uma dívida de mais de 1 milhão para o atual prefeito, juntamente com o não pagamento de 13º salários e 1/3 de férias a vários funcionários. Ele descreveu a gestão de Terezinha como desastrosa. Quanto à crítica à duração das festividades de São João, Salomão afirmou que é preciso corrigir informações incorretas. Segundo ele, não foram gastos 700 mil, mas sim 460 mil, e a renda gerada foi de 1 milhão e 700 reais. Ele acusou a oposição de não reconhecer que o prefeito apoiou a cultura local ao contratar bandas locais e promover o comércio. Salomão afirmou que Santa Terezinha se destaca na Paraíba e no Nordeste com esse evento. Ele também rejeitou a denúncia da vereadora Lidianny sobre um carro, afirmando que não é verdade. Segundo ele, o carro estava apenas levando uma mulher para descansar. Quanto à reclamação de Osvaldo sobre a falta de carros na secretaria de transporte, Salomão explicou que havia cinco carros disponíveis naquele momento, desmentindo a alegação. Ele também esclareceu que o carro não teve o motor avariado, mas apenas trocou o bico. Quanto à professora transferida, ele afirmou que ela fez o concurso para Capesa, e a decisão de transferência é prerrogativa do prefeito, que não persegue ninguém. Em relação ao corte nas gratificações, Salomão explicou que isso ocorre quando um funcionário tem mais de um emprego e não pode receber a gratificação do município. Ele ressaltou a importância de seguir os procedimentos legais e não comprar medicamentos sem licitação, a fim de evitar problemas semelhantes aos enfrentados pelo prefeito de São Mamede. Salomão agradeceu aos vereadores que apoiaram a concessão do título de cidadã de Santa Terezinha a sua esposa, Fátima. Por fim, ele falou sobre a denúncia do vereador Edcarlos em relação ao nepotismo, afirmando que denunciará se houver provas.

Blog do Jordan Bezerra