Prefeitura de Patos decreta lockdown e toque de recolher nos fins de semana para tentar frear a Covid-19
Um novo decreto foi publicado na noite deste domingo (6), pela Prefeitura de Patos, com medidas mais restritivas de combate a disseminação do novo coronavírus na cidade.
Entre as novas medidas estão o fechamento de todo comércio no fim de semana, inclusive supermercados, shoppings, feira livre e mercados municipais, toque de recolher das 22h às 5h, além da proibição de venda de bebidas alcoólicas no período de 07 à 14 de junho.
Bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e estabelecimentos similares poderão funcionar com atendimento nas suas dependências das 06:00 horas até 16:00 horas, com ocupação de 30% da capacidade do local, ficando vedada. Antes e depois desse horário, a comercialização de qualquer produto para consumo no próprio estabelecimento, cujo funcionamento poderá ocorrer exclusivamente através de delivery.
Os estabelecimentos do setor de serviços e o comércio poderão funcionar até dez horas contínuas por dia, sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social e os protocolos específicos do setor de segunda a sexta feira.
Os shoppings centers e centros comerciais poderão funcionar das 10:00 horas até 22:00 horas, também durante a semana.
Durante a semana, salões de beleza, barbearias e demais estabelecimentos de serviços pessoais, poderão funcionar, desde que atendam exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências.
Missas, cultos e quaisquer cerimônias religiosas presenciais poderão ocorrer com ocupação de 30% da capacidade do local, também apenas durante a semana.
As atividades escolares/acadêmicas públicas e privadas, de todos os níveis da educação, da pré-escola até os cursos de pós-graduação, cursos livres, idiomas, autoescola e similares, estão suspensas durante a vigência do decreto. Já as escolas e instituições privadas de todos os níveis funcionarão exclusivamente através do sistema remoto.
As atividades consideradas como Essenciais só poderão funcionar de segunda-feira a sexta-feira, os hipermercados, supermercados, mercadinhos, minibox açougues, peixarias, padarias e lojas de conveniência situadas em postos de combustíveis, ficando expressamente vedado o consumo de quaisquer gêneros alimentícios e bebidas no local, podendo funcionar aos finais de semana exclusivamente por delivery.
Construção civil somente poderá funcionar das 06:30 horas até 17:00 horas, sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social e os protocolos específicos do setor, proibido o funcionamento durante o final de semana.
As medidas começam a valer a partir desta segunda-feira (7) e seguem até o dia 18 de junho.
Prefeitura de Patos – Diário 06_06_2021 – EXTRA.pdf
Notícia Paraíba