Sessão movimentada na Câmara de Santa Terezinha: Francisco Bezerra assume a presidência da Casa e Salomão Cordeiro pede desculpas aos seus pares; veja vídeo
A Câmara Municipal de Santa Terezinha esteve reunida na tarde desta sexta-feira, dia 12 de maio, para a realização de mais uma Sessão Ordinária. O presidente Francisco Bezerra assumiu a frente dos trabalhos da Casa de modo público, após o afastamento do até então presidente Damião de Seli. O presidente abriu os trabalhos às 17h00 e a reunião contou com a presença dos 9 vereadores.
Durante a sessão da Câmara Municipal, o vereador Cadmo Cordeiro (Republicanos) apresentou diversos assuntos relevantes para a população do município. Primeiramente, o vereador prestou votos de pesar às famílias de Nego Zé do Lajedo, Ivanildo Alves, Zé Belo, Vânia e José Nicácio. Em seguida, agradeceu aos seus pares pela aprovação de um requerimento que faz monção de aplausos a Osvambergh, em reconhecimento aos serviços prestados pelo servidor ao município. Além disso, Cadmo Cordeiro defendeu o uso do óleo de canabidiol no tratamento de doenças neurodegenerativas, citando estudos e pesquisas realizadas por Osvambergh e apresentados na cidade. O vereador também ressaltou a importância de um projeto de auxílio aos atletas municipais, que estabelece um auxílio financeiro para os que necessitam se deslocar para disputar competições, visando incentivar a prática esportiva no município. Por fim, Cadmo Cordeiro destacou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal a favor de um projeto de lei que garante a autonomia dos municípios em proibir a soltura e manuseio de fogos de artifício de estampido, que causam desconforto auditivo em pessoas e animais, além de ressaltar a importância da campanha do Maio Laranja, que trata sobre o abuso e violência contra crianças e adolescentes, ligando-a à próxima eleição do conselho tutelar no município e pedindo que cada cidadão vote com consciência. Por fim, o vereador desejou um feliz dia das mães para todas as mães do município, com destaque especial para a sua.
O vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) iniciou sua fala na sessão da Câmara se solidarizando com os votos de pesar apresentados. Em seguida, criticou a situação das estradas do município, que estão sem o roço, e pediu que o prefeito tome providências em relação a isso. Além disso, questionou o motivo pelo qual a gestão não terminou de fazer as faixas dos quebra-molas das ruas da cidade. Denunciou a situação da rua da casa do senhor Dedé Biega, que tem uma galeria ou fossa estourada. O vereador também criticou a falta de motoristas na Secretaria de Transportes. Na sequência, Osvaldo Oliveira elogiou a quadra poliesportiva, mas solicitou que a gestão faça a limpeza da área para melhorar ainda mais a localidade. Por fim, parabenizou todas as mães pelo seu dia, especialmente sua mãe, esposa e sogra.
Damião de Seli (PSDB) se juntou aos votos de pesar apresentados pelos colegas. Em sua fala, destacou a importância da conquista do Hospital de Trauma em Patos, que irá atender a toda a região e que foi possível graças à doação de terreno pelo prefeito Nabor. Além disso, enfatizou a necessidade de atrair empresas para Santa Terezinha, visando gerar emprego e movimentar a economia local, citando o sucesso da Fazenda Tamanduá como exemplo. Para isso, sugeriu a isenção de impostos para essas empresas. Damião também parabenizou a realização do São João na cidade e ressaltou o retorno do programa “A mais bela voz”, que selecionará talentos municipais durante o período junino. Ele também se envolveu na questão dos animais de rua, trabalhando junto com o vereador Francisco Bezerra e o Sargento Patrian, vereador de Patos, para solucionar a problemática da castração e controle de doenças, visando realizar uma audiência pública para debater esse tema. Por fim, parabenizou todas as mães do município pelo seu dia, desejando saúde e felicidade.
O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) apresentou demandas importantes durante a última sessão da câmara. Além de se solidarizar com as famílias enlutadas pelos votos de pesar apresentados, solicitou mais atenção à quadra de esportes José Ribeiro por parte do secretário de esportes. Ele também apresentou um requerimento para a construção de um quebra-molas em frente à Escola Professor João Noberto e para a construção de uma academia de saúde no Sítio São Gonçalo, visando à segurança e ao bem-estar da população. Por fim, homenageou todas as mães do município com um poema dedicado a sua própria mãe.
Durante a sessão da Câmara Municipal de Santa Terezinha, o vereador Zé do Egito (PSDB) apresentou seu requerimento solicitando a recuperação da faixada do cemitério local, que se encontra bastante degradada. Além disso, parabenizou a divulgação do São João municipal e destacou que o prefeito vem trabalhando para melhorar a cidade para receber turistas e cidadãos. O vereador agradeceu ao gestor Arimateia pela conclusão do calçamento iniciado nas ruas do Loteamento Jardim Caboclo. Zé do Egito também fez um pedido aos demais vereadores para que retomem o foco da profissão e atendam às necessidades da população através de debates e projetos apresentados. Por fim, desejou um feliz dia das mães para todas as mães da cidade, especialmente para a sua mãe, em memória.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Bezerra (Republicanos), em reunião plenária, iniciou agradecendo os votos de pesar apresentados. Em seguida, agradeceu a confiança do colega vereador Damião de Seli, em passar-lhe o cargo de presidente da Câmara Municipal. Francisco Bezerra ressaltou a sintonia dos dois e mostrou-se interessado em melhorar ainda mais a Casa Geraldo Luiz Camboim. O presidente defendeu projetos que incentivem o interesse popular pela vida pública e política, incluindo a realização de eleições estudantis por meio de parlamentos escolares e outras iniciativas. Ele também idealizou a distribuição de bolsas de estudo para incentivar a formação de jovens da cidade. Francisco Bezerra destacou o trabalho do governador do estado em conquistar melhorias para o sertão do estado, através da aquisição de obras de suma importância. Além disso, ele afirmou que irá trabalhar na questão do autismo no município, sensibilizando a população e promovendo discussões. Por fim, Francisco Bezerra parabenizou todas as mães do município pelo importante dia celebrado no próximo domingo, incluindo sua mãe, esposa e sogra.
A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) se juntou aos votos de pesar apresentados e iniciou sua fala abordando a festa municipal ocorrida no último sábado, criticando as brigas que têm ocorrido em festas locais e cobrando da gestão municipal uma maior segurança para evitar tais situações. Lidianny também discutiu a questão da vacinação infantil e cobrou da secretária de saúde uma maior organização para distanciar as crianças dos pacientes doentes, evitando a contaminação infantil. Ela também se juntou à denúncia do vereador Osvaldo acerca do roço das estradas rurais do município e cobrou mais organização no setor de agendamento de consultas em João Pessoa. Lidianny criticou o vereador Salomão Cordeiro por suas ações de interesse em prejudicar seus colegas vereadores, incluindo a armação que ela alega que Salomão havia feito contra o vereador e ex-presidente da Câmara Damião de Seli, para colocar seu sobrinho, o vereador Cadmo, como presidente da Câmara. A vereadora declarou que a oposição jamais faria isso e que as traições surgem de onde as pessoas menos esperam. Por fim, Lidianny desejou um feliz Dia das Mães para todas as mulheres da cidade, como mãe que é.
O líder da oposição, o vereador Edcarlos Soares (PSDB), iniciou sua fala se acostando aos votos de pesar apresentados. Desejou ao vereador Francisco Bezerra êxito em seu trabalho à frente da Câmara Municipal. Apresentou seu requerimento junto à oposição que questiona o pagamento antecipados de atrações do São João municipal por parte da prefeitura. Solicitou, portanto, a cópia dos contratos com as empresas que estão recebendo esse pagamento, para que haja uma investigação do motivo de antecipação desses pagamentos. Parabenizou as enfermeiras do município pelo Dia do Enfermeiro, que é celebrado neste dia 12. Declarou que o presidente Lula sancionou a lei do piso salarial da enfermagem, que será distribuído para cada município e afirmou que espera que a gestão envie o quanto antes o projeto de lei para que os vereadores possam analisar. Aproveitou para cobrar da gestão o pagamento da insalubridade dos enfermeiros e afirmou que espera ter esse debate com o prefeito. Trouxe também uma afirmativa de que o prefeito Arimateia estaria declarando que não iria fazer as casinhas do São João desse ano, pois o vereador Edcarlos havia denunciado no Ministério Público. O vereador justificou-se, afirmando que a sua denúncia não foi concretizada pois outra pessoa já havia feito a mesma denúncia ao Ministério Público. Segundo o vereador, o prefeito tentou queimá-lo para a população, haja visto que o Ministério Público liberou a realização das casinhas, porém todo comerciante que tivesse interesse em adquirir uma delas poderia ter, de forma legal e transparente. Trouxe uma preocupação que trata sobre a questão do ar-condicionado da ambulância municipal, por falta de apoio e cuidados da gestão. Sobre os roços das estradas rurais do município, o vereador destacou a necessidade cada vez maior da realização dessa atividade. Sugeriu que o prefeito pagasse diárias aos moradores que estão fazendo os roços por conta própria. Cobrou ainda da gestão o início das obras de recuperação das estradas rurais da cidade, que estão ficando intransitiváveis. Louvou a ideia do colega vereador Damião em o município abrir espaço para receber empresas em seu território, favorecendo a geração de empregos e economia local. Questionou o vereador Salomão acerca da época em que ele o denunciou, na época em que foi presidente, pois acreditava que havia ocorrido devido ao fato de não serem aliados. Perguntou para Salomão qual o real motivo da denúncia contra os vereadores Damião e Francisco Bezerra. Por fim, parabenizou todas as mães pelo seu dia.
O líder do prefeito Salomão Cordeiro fez uma explanação religiosa sobre a criação do mundo, abordando a perspectiva teológica e corporal, além do dualismo humano e da misericórdia de Deus. Ele reconheceu que, como todo ser humano, é passível de erro, mas afirmou não ter cometido desonra ou mentira, porém reconheceu que faltou com companheirismo, lealdade e unidade do grupo, pedindo desculpas aos colegas. Ele afirmou que o roço das estradas está na programação da gestão, que a cidade precisa de um sistema de esgoto geral e concordou com a necessidade de melhorias para os motoristas do município e de limpeza nos arredores do ginásio poliesportivo. Ele garantiu que o São João municipal contará com uma segurança de excelência e que o esquenta São João foi uma festa isolada, na qual imaginou-se que apenas o policiamento local seria suficiente. Sobre a vacinação e o peso das crianças, ele afirmou que não se pode questionar uma atividade do município que está sendo executada, que é prioridade e deve acontecer de qualquer maneira. Sobre as consultas em João Pessoa, ele declarou que foram casos isolados e que a gestão não tem nada a ver com esses fatos, pois proporciona transporte, casa de apoio e realização de consultas para os munícipes. Ele afirmou que a prefeitura realiza processos licitatórios nas contratações das festas juninas e que as bandas não fecham contrato sem adiantamento, para garantir a sua vinda. Ele defendeu a soltura de fogos de maneira isolada, longe de casas de idosos, animais, entre outros, e reconheceu a denúncia do vereador Edcarlos sobre a situação do ar-condicionado da ambulância. Ele afirmou que na próxima sessão o projeto do piso dos profissionais de enfermagem virá para a Câmara. Ele finalizou desejando um feliz e abençoado dia das mães para todas as mães do mundo.
Assista a Sessão: https://www.facebook.com/watch/?ref=external&v=3550424231840840
Blog do Jordan Bezerra