VÍDEO: Câmara Municipal de Santa Terezinha debate projetos e melhorias para o município durante Sessão Ordinária, nesta sexta-feira (31)
Nesta sexta-feira, dia 31 de maio, ocorreu uma nova Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santa Terezinha. A reunião teve início às 16h00 e contou com a presença de 8 vereadores, com a ausência justificada da vereadora Lidianny Medeiros. O responsável pela abertura dos trabalhos foi o presidente Francisco Bezerra.
Quem primeiro usou a tribuna foi o vereador Cadmo Cordeiro (Republicanos), que iniciou apresentando votos de pesar aos familiares de Maria José Menezes, esposa do popular Galego Henrique. Convidou a todos os presentes a participarem da missa de 3 anos da páscoa de seu pai, que ocorrerá no próximo domingo. O vereador expressou sentimento de saudades de seu pai e ressaltou que guarda momentos de muita alegria e aprendizado ao seu lado. Parabenizou a aprovação dos 5 jovens do município que foram aprovados no Teste de Aptidão Física em concurso policial. Parabenizou também o diretor da Escola João Noberto, Carlos Wellington, pela inscrição de 100% dos alunos da escola no ENEM, conforme foi divulgado. Também destacou a atuação do diretor no empenho da realização do São João e jogos escolares. Destacou os festejos do município e ressaltou a importância da cultura para a cidade, com eventos festivos e incentivo ao comércio local. Ressaltou a importância do período junino na movimentação da economia municipal. Incentivou os comerciantes a continuarem e impulsionarem suas vendas sobretudo nessa data. Trouxe uma proposta relacionada ao aumento da oferta de empregos locais, relacionado a criação de um sistema que recebe currículos, ofertando trabalhos diários, de limpeza e muitos outros na cidade, conforme a necessidade dos habitantes de Santa Terezinha para diversos trabalhos.
O vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) inciou sua fala se acostando aos votos de pesar apresentados. Cobrou a gestão para que houvesse providências relacionadas à garagem da Secretaria de Transportes, fechando o local, evitando que ocorra depredação do patrimônio e invasão, sobretudo nesse período de festas. Questionou o motivo pelo qual as estradas do município não estão sendo feitas. Fez um apelo para que a gestão tome uma atitude e inicie esses serviços o quanto antes. Parabenizou a gestão pelo projeto do centro da cidade, que está muito belo, porém ressaltou que o prefeito não deve se esquecer das demais ruas, que estão precisando de cuidado e limpeza. Agradeceu a gestão, pois necessitou de uma máquina do município e o serviço foi muito bem realizado. Destacou a ação da secretaria de agricultura de Patos, no que tange a realização de cadastros de agricultores para fazer silagens e sugeriu que o município de Santa Terezinha faça o mesmo, a partir da aquisição de máquinas e tratores.
O vereador Damião de Seli (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Agradeceu a Deus por mais uma sessão. Parabenizou os candidatos do município aprovados no TAF de concursos policiais e bombeiros. Ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento de todas as famílias. Parabenizou também as pessoas envolvidas na organização do São João municipal. Destacou que o período junino é muito importante para movimentar o comércio local, além de ser um momento importante de confraternização. Solicitou que a população tenha zelo com o patrimônio público, para que os festejos possam ser ainda melhores. Falou sobre o seu requerimento apresentado, que solicita a preservação do Açude do Capoeira, a partir de vistorias técnicas realizadas pela AESA, a fim de evitar catástrofes relacionadas à deterioração do balde do açude. O vereador destacou o motivo pelo qual pretende encaminhar esse projeto à deputada estadual Francisca Motta, a fim de agilizar esse processo. Baseado no projeto do vereador Francisco Bezerra, Damião afirmou que o Parque Nacional da Serra do Teixeira, apresentará leis de preservação que são bastante severas e em todo o perímetro que a unidade abrange será necessário respeitar suas determinações. Ele ressaltou que, embora seja uma atitude muito positiva, isso pode trazer prejuízos e preocupações para o município, devido a essa rigidez apresentada e por isso o projeto deve ser bem estudado e analisado.
O vereador Zé do Egito (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Agradeceu a Deus por mais uma sessão. Falou sobre seu projeto de recuperação da lavanderia municipal, apresentado na sessão anterior, e a importância de manter esse projeto firme com a ajuda dos demais vereadores. Lembrou também o problema das cisternas da zona rural e a necessidade de diversas propriedades, que devem ser conquistas ainda esse ano, para evitar maiores problemas nessas localidades. Parabenizou a gestão pelo centro da cidade de Santa Terezinha, que segundo ele está belíssimo. Parabenizou o vereador Osvaldo pelo reconhecimento do trabalho do prefeito, que tem muito carinho e atenção pela cidade, de acordo com Zé do Egito. Convidou todos a participarem do São João municipal, que é famoso pela sua tradição. Se acostou aos requerimentos apresentados pelos seus colegas.
O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) iniciou sua fala agradecendo a Deus e a Virgem Maria por mais uma sessão. Se acostou aos votos de pesar apresentados anteriormente. Afirmou que esteve na região do Sítio São Gonçalo, onde foi relatado por populares a dificuldade de transporte nas estradas. Solicitou a compreensão do prefeito Arimateia Camboim para resolver esse problema. Solicitou que a gestão possa disponibilizar melhores aparelhos e equipamentos para o setor de fisioterapia da cidade, que está necessitando. Se acostou ao requerimento do vereador Zé do Egito, quanto à necessidade de reestruturação da lavanderia municipal. Afirmou que o vereador pode contar com seu apoio. Parabenizou o prefeito Arimateia pelo centro da cidade.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Bezerra (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Afirmou que esteve na comunidade da Santana, onde atestou pessoalmente a instalação de um novo mata-burro na localidade, bastante cobrado, sobretudo pelo popular Eugênio, e, enfim, atendido pelo prefeito Arimateia. Apresentou seu projeto referente ao Parque Nacional da Serra do Teixeira e alegou que a idealização do parque não é maléfica e trará muitos recursos no sentido da preservação. Contudo, o vereador explicou que muitos proprietários que terão suas terras englobadas no perímetro do Parque Nacional e não estão sendo comunicados acerca do projeto. As regras de preservação são muito rígidas e os proprietários não podem utilizar diversas vantagens da propriedade. Francisco Bezerra afirmou que deve-se proteger os agricultores da cidade, que estão sendo afetados pelo problema e propôs, portanto, uma audiência pública. Convidou todos a participarem do encerramento do mês Mariano. Parabenizou toda a comissão organizadora, tanto da igreja matriz como de todas as comunidades do município. Parabenizou as festividades juninas no município e ressaltou que Santa Terezinha faz algo diferenciado, voltado para a cultura e comércio local, gerando economia para a cidade. Destacou a realização da Corrida da Fogueira na cidade, que contará com a presença de mais de 300 atletas. Ressaltou que esse projeto só pôde ocorrer devido ao asfaltamento de diversas ruas da cidade, conforme conquistas da atual gestão. Afirmou que esteve ao lado do prefeito Arimateia, durante sua entrevista à Rádio Conexão e ressaltou a preocupação do gestor com as dívidas municipais este mês, pois foram quase 700 mil reais usurpados do dinheiro público, retirados devido a dívidas de precatório e previdenciárias. O vereador afirmou que por esse motivo, infelizmente, não foi possível pagar a folha salarial completa dos servidores, mas o gestor tranquilizou a população e garantiu que o restante do pagamento será efetuado dentro do permitido. Francisco Bezerra pediu a compreensão da população, pois o gestor está fazendo o possível para manter seu posicionamento de não demitir os contratados. Sobre as estradas municipais, afirmou que esteve acompanhado a recuperação da máquina, no distrito de Santa Gertrudes, que estava sem revisão geral há 3 gestões e só foi realizada agora. Alegou que as peças necessárias serão compradas e em breve as estradas começarão a ser recuperadas. Parabenizou os jovens do município que foram aprovados no TAF da PM. Parabenizou também a gestão pela realização do centro da cidade, que, segundo ele, está muito bonito. Afirmou que se orgulha de fazer parte do município de Santa Terezinha. Convidou os vereadores a visitarem as obras da Câmara Municipal, que estão bastante avançadas, embora não seja fácil administrar uma obra tão grande.
O líder da oposição, o vereador Edcarlos Soares (PSDB), iniciou sua fala se acostando aos votos de pesar apresentados. Trouxe uma preocupação debatida na última sessão, quanto à aprovação das contas do prefeito Arimateia. Falou sobre a herança do INSS para o município, que são despesas infinitas. Afirmou que o Tribunal de Contas tem emitido relatórios solicitando que os prefeitos não contratem, porém os gestores não cumprem, aumentam o número de contratados e as despesas do INSS crescem ainda mais. O vereador mostrou-se preocupado com essa dívida e alegou que esse mês o INSS relatou quase 700 mil em despesas. Destacou que as finanças do município estão descontroladas. Afirmou que o prefeito prefere pagar festas, continuar contratando, ao invés de tomar atitudes relacionadas à quitação de dívidas e aporte aos servidores concursados. Lamentou que muitos estão sem receber salário devido à irresponsabilidade do gestor com as finanças. Alegou que os vereadores têm um grande poder nesse processo e devem agir fora da politicagem, para melhorar as condições do município.
O líder do prefeito, o vereador Salomão Cordeiro (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Parabenizou os jovens aprovados no TAF da PM. Parabenizou o trabalho do diretor da Escola João Noberto, Carlos Wellington, pelo trabalho que tem desempenhado. Concordou com a necessidade de recuperação das estradas e alegou que a máquina está passando por reparos. Alegou que o prefeito tem preocupação com todas as ruas da cidade e tem atuado a partir do calçamento e asfaltamento de diversas delas em sua gestão. Sobre as cisternas, ele alegou que há a promessa das cisternas e estão no aguardo, pois é uma necessidade imensa da zona rural. Sobre a dívida do INSS, ele afirmou que não é uma pendência atual, mas sim uma dívida que vem se acumulando. Afirmou que é injusto culpar a atual gestão por um fato que vem sendo formado há tantas gestões anteriores. O vereador elencou as dívidas deixadas pelas gestões anteriores e como elas foram se acumulando. Afirmou que o prefeito Arimateia recebeu da ex-prefeita uma dívida de 7 milhões de INSS, além de dívidas de precatório deixadas também pela ex-gestão. Afirmou que o gestor está pagando o que lhe é competente dentro dessa dívida. Lamentou essas circunstâncias, que fizeram com que o gestor não pudesse pagar toda a folha salarial em dia, conforme veio sendo feito durante todo o seu mandato. Concluiu ressaltando o problema da lavanderia municipal e afirmou que será feito como muitos outros. Sobre a fisioterapia, ressaltou que é um serviço novo no município, que ainda está sendo adequado. Por fim, convidou todos a participarem da missa de 3 anos da páscoa de seu irmão Davi Cordeiro, que ocorrerá no próximo domingo. Ressaltou também o desfecho do mês Mariano e a mudança de estrutura da solenidade conforme o Vaticano.
Blog do Jordan Bezerra