Todos os casos confirmados de Covid-19 de Patos são do sexo masculino e entre 36 e 55 anos
O Portal 40 Graus teve acesso a alguns dados dos quatro casos confirmados de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, na cidade de Patos. 100% deles são do sexo masculino e os homens têm entre 36 e 55 anos. Nenhum idoso com a doença portanto.
Um dos quatro casos detectados, é de um homem que chegou a Patos em um ônibus da Guanabara apresentando os sintomas do coronavírus no dia 20 de março.
O paciente é um homem andarilho, idade não informada, mas com aproximadamente 45 anos, que disse naquele dia em que foi interceptado na barreira sanitária que estava indo para Cajazeiras.
Ele foi atendido no Hospital Regional de Patos e depois liberado, pois não havia motivo para ficar interno. “É a nossa preocupação por que o paciente saiu do hospital para destino ignorado e não pudemos fazer o acompanhamento, pois como ele é andarilho, pode estar em qualquer lugar”, disse o gerente da Vigilância Sanitária Municipal de Patos, João Paulo de Lacerda.
São 20 dias de intervalo entre a entrada dele no hospital e esta quinta-feira. Nossa aflição é porque não sabemos com quem ele teve contato antes ou depois e fica difícil fazer o rastreamento e acompanhamento”, afirmou o gerente.
No entanto, por fazer mais de 20 dias da interceptação do andarilho, ele já está fora do período de transmissão da doença.
O outro caso, também é de um homem, de 38 anos, que foi acompanhado pela Vigilância tendo cumprido todo período de quarentena. “Ele foi para João Pessoa e realizou o exame lá, por isso que inicialmente, foi contabilizado como caso de lá, mas a Secretaria de Saúde do Estado falou que iria corrigir isso”, revelou Lacerda.
O novo caso confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde é de um homem de 55 anos que já convalesceu o período de quarentena, segundo informou. Portanto, já está também fora do período de transmissão.
O primeiro caso registrado de Covid-19 foi o empresário Danilo Figueiredo de Andrade, de 36 anos, que evoluiu para óbito. Ele morreu no dia 31 de março, no Hospital Clementino Fraga, na Capital.
Danilo foi internado na quinta-feira, dia 26 de março, no Hospital São Francisco, porém, diante da gravidade, foi transferido com urgência para os hospitais de referência na capital paraibana.
O jovem havia se sentido mal um dia antes, quarta-feira, dia 25, quando se queixava de dores no peito e dificuldades para respirar. Danilo Andrade era diabético, além disso era hipertenso e tinha problemas de asma. O quadro dele se agravou demais e não estava mais respondendo a medicação.
“Vale ressaltar que os exames estão saindo com muito tempo de atraso. A exceção de Danilo os demais foram coletados há quase 20 dias”, explicou João Paulo.
Vicente Conserva – Portal 40 Graus