DESTAQUERegião Metropolitana de Patos

Sessão da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha é marcada por propostas e debates calorosos entre parlamentares

A Sessão Ordinária do dia 17 de novembro de 2023 teve início às 17h00. Os 9 vereadores estiveram presentes e o presidente Francisco Bezerra foi o responsável pela abertura dos trabalhos.

Quem primeiro usou a tribuna foi o vereador Osvaldo Oliveira (PSDB), que apresentou voto de pesar por Dona Francisca, esposa de João Coragem. Apresentou seu requerimento, que solicita uma permuta entre o Ambão da Capela Mãe Rainha e a Mesa da Palavra da Capela do cemitério, um pedido do padre local, pois não está havendo missa no local, apenas campal. O requerimento foi aprovado na Casa. Pediu mais uma vez ao prefeito o conserto da galeria por trás da Capela Mãe Rainha. Solicitou também o conserto do mata-burro da Comunidade Pitombeiras, que está precisando de reparos. Afirmou que um cidadão solicitou a Patrol ao prefeito, recebeu a autorização e o secretário afirmou que não havia solicitação para a máquina, não liberando seu uso. O vereador lamentou esse fato. Na última sessão, Osvaldo afirmou que o vereador Salomão foi infeliz ao dizer que o dinheiro do leilão da prefeitura estava no bolso de Edcarlos Soares, Osvaldo Oliveira e Francisco Bezerra, ao declarar que o dinheiro havia sido usado para pagar o salário dos funcionários públicos.

O vereador Cadmo Oliveira (Republicanos) se acostou ao voto de pesar apresentado anteriormente. Parabenizou Zezito, pai do vereador Damião. Parabenizou também a Secretaria de Educação pelo apoio aos estudantes que prestaram o ENEM, distribuindo kits e disponibilizando transporte para os estudantes. Afirmou que a Secretaria de Saúde está se mobilizando para disponibilizar 100 exames para os homens, no cuidado à próstata, em alusão ao mês do Novembro Azul. Citou que visitou, junto a alguns vereadores, o Assentamento Nego Fuba, onde, juntamente com o engenheiro do Governo do Estado, Dr. Ricardo, estiveram vistoriando para que haja o conserto do Açude local. Sobre a questão do IPTU, Cadmo destacou que é importante que haja o cadastro e atualização dos cidadãos.

O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) se acostou ao voto de pesar apresentado. Agradeceu a Deus e a Nossa Senhora por mais uma Sessão. Destacou a importância da visita ao Assentamento Nego Fuba para que haja o conserto do Açude, que beneficiará toda a comunidade local. Falou sobre a problemática da bomba d’água do São Gonçalo, pois não está chegando água para a população, e pediu para que o prefeito resolvesse a situação. Afirmou que esteve na rua Jaduhí Nunes, próximo ao João Noberto, e solicitou a implementação de um quebra-molas na localidade, visto que muitos motoqueiros estão se deslocando em altas velocidades pela rua e muitas crianças estão presentes nessa área, bem como em frente ao João Noberto, para que se evite acidentes. Sobre a galeria estourada, pediu que o prefeito solucionasse o fato. Parabenizou o pai do vereador Damião, o senhor Zezito Trajano e também o seu pai, Nelson Garcia, que faz aniversário no dia 18 de novembro, completando 90 anos de vida.

O vereador Damião de Seli (PSDB) saudou a todos e se acostou ao voto de pesar apresentado pesar. Afirmou que chegou uma comitiva no Assentamento Nego Fuba e que com certeza o governador vai ficar sensível a essa situação e vai consertar o quanto antes o açude. Ele agradeceu a todos que compareceram, Padre Luciano e a todos os demais, parentes e amigos, para festejar junto com o seu pai oitenta e três anos. Saudou e parabenizou também Nelson Garcia, pai do vereador Antônio de Nelson, que neste dia 18 vai completar noventa anos. Lembrou a todos a problemática do Capoeira, depois das cobranças foram fechadas boa parte das comportas, mas espera que seja fechado 100%, visto que o manancial está em um nível muito baixo e é o único que abastece o município. Destacou a Lei Paulo Ricardo e parabenizou a gestão. Afirmou que estão havendo as inscrição no site para beneficiar os artistas da cidade. Falou também sobre a questão desse mutirão que haverá em prol da saúde do homem, com o doutor Eliseu. Parabenizar a gestão por isso. Por fim, Damião parabenizou o Blog do Jordan Bezerra e o jornalista Jordan Bezerra pela conquista de Melhor Portal de Notícias de Patos e região pelo segundo ano seguido e de Melhor Jornalista de Patos e região pelo terceiro ano consecutivo. Ressaltou que o seu trabalho no jornalismo dignifica Santa Terezinha e toda a Paraíba.

O vereador Zé do Egito (PSDB) se acostou ao voto de pesar apresentado e parabenizou o Senhor Zezito Trajano por mais um ano de vida. Sobre a questão da permuta entre o Ambão e a Mesa da Palavra da Capela do Cemitério, afirmou que era justo. Falou do conserto que houve do calçamento do Assentamento Aroeiras e destacou que ficou muito bom, facilitando o trânsito de qualquer veículo. Falou que o prefeito Arimateia tem recuperado diversos açudes do município e que a gestão tem trabalhado bastante. Sobre o IPTU, Zé do Egito afirmou que é justo que quem possui maiores lucros pague mais, e o mais carente pagar menos.

O vereador Francisco Bezerra (Republicanos), presidente da Câmara, se acostou aos votos de pesar, estendendo-se à família do senhor Bivar, que é sogro do prefeito Suélio Félix e também do Geraldo eletricista. Sobre a permuta entre o Ambão e a Mesa da Palavra, solicitada pelo padre, ele destacou que é plausível. Convidou a todos, inclusive, para a partir do dia 22 participarem da Festa da Mãe Rainha, como também todos possam ajudar na construção do teto que está sendo trocado, mas será gasto mais de vinte mil reais, na capela de Santa Luzia do Sítio Maracujá. Pedir aos devotos e devotas de Santa Luzia, como também as pessoas que queiram participar dessa campanha, visto que no dia 13 de dezembro haverá a missa de Santa Luzia no local e a reforma precisa ser concluída. Parabenizou o vereador Damião pelo aniversário do seu pai Zezito, destacando que foi uma festa bacana e desejando que Deus o abençoe. Parabenizou também o prefeito Arimateia, que essa semana completou mais um ano de vida. Parabenizou ainda o empresário Pierre Landolfo, que chegou aqui em 1976, um visionário, que tem relevantes serviços prestados ao município, prova disso é que só nesse período são 280 funcionários que estão trabalhando em suas lavouras agora no período da safra. Desejou a ele muita saúde e paz. Parabenizou a Secretaria de Educação do município pelo apoio oferecido aos estudantes, distribuindo kits e também a questão dos transportes, diferentemente de outros municípios que deixaram a desejar. Parabenizou o Blog do Jordan Bezerra por mais uma conquista que pelo segundo ano seguido foi eleito o melhor Portal de Notícias de Patos e região, e também pelo terceiro ano sendo eleito o melhor Jornalista. Destacou que não pôde ir ao evento, mas que sua mãe Maria do Socorro representou a família. Destacou também o orgulho de toda a família festejar conclusão do primeiro período do curso de Medicina de sua sobrinha Maria Augusta, bem como de Gabriel Lucena, seu irmão, que concluiu o sétimo período de engenharia elétrica. Parabenizou os jovens pela conquista. Destacou a visita feita ao Assentamento Nego Fuba, destacando que o Açude foi arrombado em 2018, mas com certeza agora será reconstruído com toda essa mobilização. Destacou os trabalhos da Secretaria de Saúde, na pessoa de Segundo, que é muito dedicado e destacou a realização do mutirão de exames e palestra com Dr. Eliseu. 

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) saudou a todos e lembrou que essa problemática levantada pelo vereador Antônio Nelson, de fato, é muito perigosa, pois o setor da rua Jaduhí Nunes tem pouca iluminação, sem quebra-molas e se o município não tomar as providências, a comunidade vai fazer o serviço. Lembrou também a questão da galeria estourada para que o prefeito tomar tome a frente da obra. Sobre o ponto eletrônico, ela disse que muitos funcionários estão reclamando e estão sendo prejudicados, pois estão descontando até os minutos. Sobre a creche, ela destacou que observou que tinha bons cuidados por parte do pessoal, mas relatou que estão faltando brinquedos educativos, pois as crianças estão assistindo muito, visto que não há brinquedos educativos suficientes. Reclamar sobre a falta de médico e disse que não é a primeira vez. Declarou que as pessoas estão vindo da zona rural e se prejudicando, porque chegam na cidade e não tem médico disponível. Destacou que denúncia do estudante do Sítio Queimadas procede e lamentou a atitude do vereador Salomão que não se informou adequadamente, não buscou saber o outro lado, mas foi escutar fofoca e não se ateve aos detalhes e, caso queira, a família do jovem pode ir à Sessão para provar o que ela está dizendo. Afirmou que é lamentável o fato de sempre a situação, diante de qualquer problemática apresentada, alegar que é mentira da oposição. Ressaltou que espera que o prefeito tome as providências o quanto antes. A vereadora mencionou que não sabe se é má fé ou perseguição contra o estudante. Houve um princípio de bate-boca entre a vereadora Lidianny e o vereador Salomão, enquanto Salomão usava a tribuna.

O vereador Edcarlos Soares (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Parabenizou o Senhor Zezito Trajano por mais um ano de vida. Afirmou que na última sessão foi mais uma vez, lamentavelmente, atacado, ele, o vereador Osvaldo e até mesmo o presidente Francisco Bezerra com a fala do vereador Salomão, que os desrespeitou, alegando que o dinheiro do leilão da prefeitura estava no bolso dos vereadores, em uma fala infeliz. Alegou que os ataques a Osvaldo e a ele poderia até esperar, mas a sua falta de coleguismo com o vereador Francisco Bezerra é revoltante e não é a primeira vez que isso acontece. O vereador disse que o governo deu pedaladas sim, pegou o dinheiro do leilão, que tinha outros fins, e o utilizou para pagar os funcionários. Ressaltou que esse fato é consequência do gasto excessivo com as 40 noites de festa, as quais o município poderia ter economizado pelo menos um milhão de reais e não haveria a necessidade de gasto do dinheiro do leilão. Edcarlos Soares acusou a gestão de ineficiência administrativa. Sobre o poço do Lajedo, ele disse que espera que o governo tome providências o quanto antes, para liberar a obra para o povo. Já sobre a farmácia básica, o vereador afirmou que a falta de medicamentos é persistente e até mesmo ibuprofeno chegou a faltar essa semana. Ele declarou que não há mais desculpas para isso, e não adianta alegarque a farmácia esta abastecida quando ela não está. Sobre a lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, destacou que achou estranho o fato de apenas 18 pessoas serem beneficiadas, lembrando que o município é um verdadeiro celeiro cultural e há algo estranho na proposta nesse sentido. Alegou que esteve pesquisando e concluiu que há dois veículos modelo Gol e dois outros veículos locados pela prefeitura, que tanto afirma conter o máximo de gastos possível. Ao final, houve uma pequena discussão entre o vereador Edcarlos e o vereador Salomão, na qual Edcarlos ressaltou que Salomão deveria escutar o outro lado, com relação à denúncia da vereadora Lidianny sobre o aluno que não está sendo pego no Sítio Queimadas. Por fim, Edcarlos questionou o prefeito acerca do motivo pelo qual não está havendo obras no município e ressaltou que a gestão está inoperante.

O vereador líder do prefeito, Salomão Cordeiro (Republicanos), se acostou aos votos de pesar apresentados e parabenizou o Senhor Zezito Trajano, o Senhor Nelson Garcia e agradeceu também pelo dom da vida do prefeito Arimateia Camboim. Sobre as denúncias da galeria, ele declarou que o município tomará providências e irá consertá-la, assim como também o mata-burro. Disse que a gestão já fez e continua fazendo reformas, com obras de mais de 50 mata-burros, diferentemente da gestão anterior, que fez 4. Sobre a reclamação da vereadora Lidianny, ele ratificou que é uma denúncia vazia, pois saem 3 carros do Sítio Queimadas. Já sobre o dinheiro do leilão, ele afirmou que falou a verdade e que não sabe o porquê os vereadores Edcarlos e Osvaldo se ofenderam, enquanto o vereador Francisco Bezerra não disse nada, segundo ele. Sobre o ponto eletrônico, Salomão afirmou que é uma determinação do Ministério da Saúde, não tem nada a ver com a gestão, que está apenas cumprindo ordens. Destacou que o município está comprometido com a população e tem feito seus deveres. Sobre a farmácia básica, Salomão alegou que não há como não faltar remédios, diante de uma grande demanda. Destacou que não falta por opção da gestão, mas sim devido a toda a burocracia para a chegada dos medicamentos. Ao final, a vereadora Lidianny quis debater enquanto o vereador Salomão estava usando a palavra e foi pedido respeito e reestabelecimento da ordem. Contudo, a interrupção não foi cessada. O vereador Salomão pediu respeito, pois, segundo ele, não interfere na fala de ninguém. O vereador destacou que é triste, pois a última gestão deixou um milhão de precatórios, não pagou o 13º dos funcionários, nem o terço de férias, e isso sim é incompetência e ineficiência. Sobre o poço do Lajedo, afirmou que irá saber como está o procedimento da obra. Destacou a campanha do Novembro Azul realizada, bem como o Seguro Safra para a agricultura, alegando que a gestão está fazendo o possível para melhorar a qualidade de vida da população, conseguindo 18 ruas asfaltadas e também diversas outras obras.

Por fim, o presidente Francisco Bezerra ressaltou que espera educação e respeito dos vereadores, pois quando o código de ética for aprovado ele será executado de forma direta e dentro da lei. Destacou também a importância da Homenagem a João Camboim, um dos primeiros servidores da prefeitura, com 35 anos de serviços prestados ao município.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *