Primeira sessão ordinária do 2⁰ semestre da Câmara Municipal de Santa Terezinha é marcada por debates e propostas entre os vereadores; vídeo
Nesta sexta-feira, dia 9 de agosto, ocorreu a primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santa Terezinha do segundo semestre de trabalho. A reunião teve início às 15h00 e contou com a presença de 8 vereadores, com ausência justificada do vereador Damião de Seli. O responsável pela abertura dos trabalhos foi o presidente Francisco Bezerra.
Quem primeiro usou a tribuna foi o vereador Osvaldo Oliveira (PSDB), que iniciou sua fala apresentando votos de pesar aos familiares de Francisca Alves (Kinha), Maria Preta e o ex-prefeito Bidu Camboim. Falou sobre a temática das comportas do Açude Capoeira, que estão abertas, e que foi levantada pelo vereador Edcarlos, e afirmou que a população está preocupada devido ao início do período de seca e a capacidade do manancial já está bastante prejudicada. Alegou que era dever da Câmara resolver esse problema. Questionou o destino da verba arrecadada no leilão do município. Criticou o descaso de praticamente todas as secretarias da cidade e alegou que a população tem cobrado, sobretudo os moradores da comunidade Santana, pois, segundo ele, a gestão não fez nada pela região, apenas um mata-burro. Lamentou também a situação da caixa d’água municipal, que teve seu projeto solicitado diversas vezes na Câmara, porém a gestão não deu qualquer retorno. Afirmou que não vê qualquer desenvolvimento da cidade com a gestão atual. Durante o segundo expediente, solicitou que o vereador Salomão defendesse o povo e não a gestão. Pediu esclarecimentos quanto ao destino do recurso do último leilão realizado. Por fim, desejou um Feliz Dia dos Pais para todos os pais.
O vereador Cadmo Cordeiro (Republicanos) iniciou se acostando aos votos de pesar apresentados. Apoiou a fala do vereador Edcarlos que solicita o fechamento das comportas do Açude do Capoeira e destacou que é uma situação alarmante. Lamentou que o município de Patos não tenha interesse em apoiar essa luta e sugeriu que a Câmara de Santa Terezinha busque o apoio de demais Câmaras da região para fortalecer a causa. Parabenizou a organização das festas das comunidades Santana e Capesa, segundo ele, festas muito bem organizadas e bonitas. Parabenizou a gestão pelo trabalho e alegou que tem andado todos os dias pelo município e reparado que as estradas, que foram tão cobradas na Câmara, estão feitas, inclusive nas regiões de mais difícil acesso. Parabenizou também a gestão pelo início da obra do campo de futebol. Uma obra, segundo ele, muito sonhada por moradores e atletas do município. Aproveitou a temática para lançar uma proposta de, junto ao secretário de esportes, Faguinho, e diretores dos clubes municipais, organizar o campeonato municipal desse ano em campos localizados na zona rural, citando a Santana, Santo Estêvão e Quixaba como exemplos. Parabenizou ainda a gestão do João Noberto, destacando a ação do diretor Carlos Wellington de levar à instituição uma amostra de profissões, que contou com diversos profissionais e apoio da PRF, para mostrar aos jovens as oportunidades e carreiras que podem seguir. Apresentou um requerimento de forma oral para a realização de aulões e simulados pra o ENEM, visto que essa ação pode enriquecer ainda mais o aprendizado na cidade. Durante o segundo expediente, expressou suas felicitações ao vereador e seu tio, Salomão Cordeiro pela passagem de seu aniversário. Desejou um Feliz Dia dos Pais para todos os pais.
O vereador Zé do Egito (PSDB) iniciou se acostando aos votos de pesar apresentados. Destacou o requerimento do presidente Francisco Bezerra, escrito por todos os demais vereadores, que presta homenagem ao ex-prefeito Bidu Camboim. Afirmou que nesse período os vereadores devem se manter mais calmos durante as sessões devido à proximidade da data para eleições. Destacou o início das obras do campo de futebol. Afirmou que esse era um sonho não só da população, como de todos os vereadores, que tanto apoiaram a realização dessa importante obra. Ressaltou a gravidade do problema relacionado ao Açude do Capoeira e afirmou que a Câmara deve tomar à frente e acionar órgãos superiores para resolver a problemática. Parabenizou de modo geral a gestão pelo trabalho que vem sendo feito, com obras, estradas, e demais projetos. Parabenizou também os envolvidos na Convenção do Republicanos no município. Durante o segundo expediente, felicitou o vereador Salomão Cordeiro e desejou também um feliz Dia dos Pais para todos os pais.
O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) iniciou agradecendo a Deus pelo retorno aos trabalhos. Se acostou aos votos de pesar apresentados. Agradeceu ao prefeito em nome da comunidade São Gonçalo, bem como aos vereadores Zé do Egito, Cadmo, Francisco Bezerra, o pré-candidato a vereador a Segundo, e todos aqueles que lutaram para a chegada de água na região, a partir da aquisição de uma bomba de água. Solicitou à gestão a realização da estrada do Sítio Tiradas. Solicitou também ao prefeito, devido à demanda popular, a implementação de um corrimão na região da calçada do PSF I, pois presenciou uma senhora cair do local. Parabenizou o prefeito, os vereadores e todos os organizadores da Convenção do dia 3 de agosto. Parabenizou também o vereador Salomão Cordeiro por seu aniversário que ocorreu recentemente. Sobre o setor de esportes, o vereador declarou que já conversou Robério, filho de Naíde Cabral para que seja feito um campo de futebol no São Gonçalo, e recebeu a autorização. Agradeceu a toda a família Cabral por essa ação. Afirmou que concorda com a temática do Açude do Capoeira. Durante o segundo expediente, deixou uma mensagem para todos os pais, prestando homenagem a seu pai.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Francisco Bezerra (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Lamentou o acidente aéreo que vitimou 62 pessoas fatalmente. Parabenizou a organização das festas das comunidades Santana e Dom Expedito. Parabenizou também a gestão pela obra do campo de futebol, que era muito sonhado pela população. Apoiou a ideia do vereador Cadmo e também de Antônio de Nelson, para a realização de jogos de futebol na zona rural, a fim de fomentar a prática e também de movimentar a economia nas comunidades. Alegou que irá solicitar a instalação de ar-condicionado na recepção dos PSF’s. Parabenizou o vereador Salomão Cordeiro por seu aniversário recentemente. Deixou uma mensagem para todos os pais em comemoração ao Dia dos Pais, que acontece no próximo domingo. Expressou saudades de seu pai, Miguel Lilioso, em saudosa memória. Prestou homenagem ao ex-prefeito Bidu Camboim, que, segundo ele, foi um grande gestor e um pai excelente para seus 16 filhos, com muita luta. Francisco Bezerra destacou a trajetória do ex-prefeito, declarando que Bidu Camboim era um homem visionário, que deixa um grande legado, não só político, mas humano.
A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Iniciou seu discurso apresentando queixas populares. Agradeceu ao prefeito de Catingueira, Suélio, por emprestar a máquina para fazer as estradas de Santa Terezinha e lamentou o fato, alegando que é vergonhoso o fato do município precisar de máquinas de outros locais pois as máquinas que pertencem à cidade estão quebradas. Solicitou a realização da estrada de um pequeno trecho do Santo Estêvão que não foi feita, uma porção de terra sempre esquecida. Lembrou também que há dois anos solicita a reforma de um mata-burro na mesma localidade, porém não obtém sucesso. Criticou a divulgação de fotos da farmácia básica quando chegam os medicamentos, e alegou que esse tipo de mídia não é necessário, pois é obrigação básica da gestão manter a saúde do município abastecida com fármacos e atender sempre a população. Declarou que a população está descontente com a falta de transportes no município. Afirmou também que o secretário e coordenadores da Secretaria de Transportes estão lá apenas para organizar e não decidir quem irá utilizar os carros ou não, pois esses veículos são para servir o povo. Relatou que três famílias grandes do município alegaram nas redes sociais que precisaram da ambulância grande e o veículo estava quebrado. Uma ambulância menor teria sido enviada, porém, segundo a vereadora, só chegou a Patos com muita dificuldade, e sem os equipamentos necessários, causando a morte de uma pessoa. Afirmou que o prefeito Arimateia só está no município de 4 em 4 anos para fazer campanha e depois vai embora. Afirmou que o povo entende a situação e irá fazer o melhor por Santa Terezinha. Segundo Lidianny, os próprios vereadores ficam desamparados e sem ter como servir à população, pois não há a quem recorrer devido à ausência constante do município. Agradeceu ao público e toda a organização da convenção do PSDB que ocorreu no último dia 3. Destacou que foi um evento lindo sem precisar de bombardeios, barulhos que perturbavam a população, como ocorreu na convenção da situação. Por fim, a vereadora deixou sua homenagem ao Dia dos Pais, desejando coragem e determinação a todos os homens para que possam desempenhar bem esse papel. Durante o segundo expediente, parabenizou o ex-prefeito Zé Afonso por 35 anos servindo o povo de Santa Terezinha e agradeceu por todo o trabalho. Ironizou a existência de uma pesquisa para saber quem seria o vice na chapa da situação e alegou que o vereador Salomão Cordeiro não obteve grande destaque.
O líder da oposição, Edcarlos Soares (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Fez uma provocação com base nas comportas do Capoeira e alegou que a localidade não recebeu boas recargas de chuvas esse ano. O vereador destacou que não é necessário que as comportas do manancial estejam abertas nesse momento, pois sua capacidade já está muito baixa. Ele afirmou que é necessário que os vereadores tomem uma atitude incisiva, pois até o final do ano, no ritmo que se segue, o açude estará em volume morto. Solicitou que o presidente Francisco Bezerra convoque uma audiência pública com a AESA para resolver esse problema e, caso não seja atendido, os vereadores devem entrar com uma ação no Ministério Público. Alegou que ao andar nas casas nesse período eleitoral pôde perceber as mesmas reclamações da população, as quais os vereadores de oposição já têm reclamado durante todo esse período de gestão do prefeito Arimateia. Alegou que a administração de Santa Terezinha é uma administração parada, com baixo índice de obras, mesmo, segundo ele, com um elevado valor em caixa deixado pela gestão da ex-prefeita Terezinha para a realização de projetos, como por exemplo o calçamento das ruas da cidade. Questionou a gestão acerca do destino desse recurso que foi deixado e não foi finalizado. Relembrou que o prefeito havia prometido a obra do campo de futebol a ser realizada no primeiro ano de gestão, mas esses planos infelizmente se arrastaram e só foram iniciadas recentemente. Destacou, porém, que a equipe que trabalha nas obras em execução do município é a mesma para todos os projetos, o que atrasa o avanço, pois enquanto uma obra está avançando a outra está parada e, segundo ele, o prefeito Arimateia não se importa com isso, pois não tem amor à cidade. Edcarlos Soares afirmou que Arimateia está desesperado pois agora o tempo acabou e ele não fez uma boa administração. Criticou a dívida de INSS que o município apresenta, pois o gestor não fez o repasse para a previdência social. Alegou que 40 noites de festas é um exagero e agora o reflexo se dá nas dívidas municipais. Destacou que esse mês o gestor deu uma pedalada fiscal, pois os recursos destinados pelo deputado Cabo Gilberto e do Senador Efraim Morais para custeio da saúde o prefeito utilizou para fazer o pagamento dos funcionários, pois o fundo de caixa estava mínimo. O vereador afirmou que a saúde do município está precária. Relembrou a obra do mercado público municipal, o qual o gestor decidiu derrubar o prédio, porém o recurso conseguido pela ex-prefeita Terezinha era apenas para uma reforma na sede, porém com a derrubada não há como reformar ou justificar a obra que necessita de uma adequação. Segundo o vereador Edcarlos, a Caixa Econômica solicitou o retorno do recurso que restou e o prefeito, que de acordo com ele, não sabe administrar teve que devolver cerca de 108 mil reais. Declarou que a gestão é incompetente e só está fazendo as obras e projetos agora pois está em período eleitoral. Afirmou que as ruas estão sujas e a população tem reclamado. Por fim, disse que não sabe como o prefeito Arimateia tem coragem para andar nas casas após 4 anos de gestão vergonhosa sem qualquer benefício para Santa Terezinha. Durante o segundo expediente, alegou que o prefeito Arimateia só é convidado para as casas devido à sua forma de fazer política, baseada no seu poder financeiro. Alegou que, embora o gestor doe medicamentos, ele obriga as pessoas a tirarem foto com ele para divulgar. Por fim, desejou um Feliz Dia dos Pais para todos.
O líder do prefeito, Salomão Cordeiro (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Iniciou afirmando que o discurso dos vereadores de oposição é repetido, que não têm do que reclamar. Alegou que as obras estão sendo feitas. Sobre o calçamento, destacou que já havia explicado várias vezes, pois houve uma redução no quantitativo para que o convênio não fosse perdido, pois o valor do calçamento já estava defasado. Afirmou que todos os anos as máquinas cortam terras no município e esse ano a máquina quebrou, porém o prefeito tem prestígio para conseguir máquina nas regiões vizinhas e isso é muito positivo, além do fato da máquina do município já ter sido consertada. Garantiu que os trechos que estão sendo solicitados serão todos atendidos. Destacou que as ruas estão asfaltadas, a escola João Noberto reformada, o centro da cidade revitalizado, obra do novo cemitério em execução, quase 10 transportes novos adquiridos, e a população está vendo. Afirmou que Arimateia está indo para as casas pois está sendo convidado, e conta com inúmeras adesões na cidade. Destacou que Arimateia trata todos bem, mesmo não sendo correligionários. Declarou que o gestor faz uma política contemporânea, ajudando a população e isso tem incomodado a oposição. Defendeu que Arimateia está sempre presente e que o político que sumiu durante quase 20 anos foi o ex-prefeito Zé Afonso, sem poder ser candidato. Sobre os remédios da Farmácia Básica, alegou que sempre são pedidos com antecendência, embora dificilmente cheguem na data prevista. Salomão Cordeiro destacou que isso não quer dizer que o município não esteja adquirindo ou deixando faltar, mas há uma questão de logística que tenta-se suprir o máximo possível e assim o prefeito tem feito em sua gestão. Destacou também a doação de medicamentos feita pela administração. Declarou que o número de exames feitos é muito elevado, contando com ultrassonografias, exames de próstata, e muitos outros, não somente em época eleitoral. Alegou que muitas dívidas deixadas pela ex-prefeita, como precatórios, não pagamento de 13° salário e férias, dificultam melhorias para Santa Terezinha. Por fim, agradeceu a todos pelas felicitações de seu aniversário e desejou um feliz Dia dos Pais a todos. Durante o segundo expediente, alegou que está saindo da política ileso e correto, com 28 anos de mandato. Destacou que não tem interesse em candidatura de vice. Afirmou também que não há obrigação em tirar foto com o prefeito, mas o povo pede e o prefeito atende.
Ao fim da sessão, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Bezerra, apresentou o requerimento para realização de audiência pública junto ao diretor da AESA, que foi aceito por unanimidade.
Blog do Jordan Bezerra