Plano de contingência da Paraíba prevê abertura de mais 520 leitos SUS para tratamento da Covid-19

A Paraíba tem a previsão de abrir mais 520 leitos SUS de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivo para tratamentos de pacientes da Covid-19 de acordo com o plano de contingenciamento publicado na quarta-feira (27). As atualizações do plano de contingência da Paraíba foi publicado na edição de sábado (30) do Diário Oficial do Estado.

Conforme o documento publicado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por gestores da Secretaria de Estado (SES) da Saúde e de secretarias municipais de saúde na Paraíba, estão previstas as ampliações de mais 127 leitos SUS de UTI e mais 393 leitos de enfermaria que operam pelo SUS.

Esse aumento da capacidade de leitos ativos previsto no plano é um esforço conjunto entre SES, Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa e Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande.

De acordo com o documento, a CIB está “no aguardo da destinação de equipamentos por parte do Ministério da Saúde, a fim de viabilizar ampliação dos serviços, ativando os leitos que ainda estão em processo de implantação”.

Até este domingo (31), segundo informações publicadas na plataforma de gestão de leitos SUS exclusivos Covid-19, 77% do total dos leitos de UTI e 51% dos leitos de enfermaria estavam ocupados na Paraíba.

Atualmente, a Paraíba dispõe de 816 leitos ativos, com a previsão da ampliação de mais 520, conforme plano de contingência, o estado passaria a contar com 1.336 leitos de UTI e enfermaria disponíveis em hospitais que atendem pelo SUS.

Lista de leitos ativos e previstos a serem abertos no Plano de Contingência da Covid-19 na Paraíba — Foto: Reprodução/SES
Lista de leitos ativos e previstos a serem abertos no Plano de Contingência da Covid-19 na Paraíba — Foto: Reprodução/SES

G1/PB

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *