Paraíba se prepara para alcançar a autossuficiência em geração de energia limpa
Em apenas três anos, a Paraíba vai produzir 100% da sua energia renovável. A maior fábrica de painéis fotovoltaicos da América Latina, considerada uma das maiores do mundo, já está em fase de instalação em João Pessoa. Já na região do Sertão, o município de Santa Luzia vai receber o maior parque solar já instalado no Brasil.
Juntos, os projetos possibilitarão a capacidade para geração de 1,6 GMW, que vai suprir a necessidade elétrica de mais de 1,6 milhões de residências.
Ao todo, já são cinco empresas de energia solar e eólica operando com parques e usinas também nos municípios de Malta, Mataraca e Coremas.
E ainda há projetos em fase de construção em mais municípios paraibanos, a exemplo de Santa Luzia, Junco do Seridó, São Mamede e São José de Lagoa Tapada.
Crescimento econômico
Segundo dados do divulgados pelo Governo do Estado, o crescimento de empresas de geração de energia renovável vem revolucionando economicamente a Paraíba.
Só no período de construção das usinas, já foram gerados mais de 2.650 empregos, e com os novos projetos, serão mais 7.100 novos postos de trabalho.
Vídeo
Confira o vídeo que mostra o mundo investindo na Paraíba e a energia do Governo do Estado para gerar oportunidades para milhares de famílias, mesmo durante a pandemia.
WSCOM