Moradores solicitam reparos na estrada que dá acesso ao Açude dos Cegos; Prefeito afirma que responsabilidade é do DER e cobra solução
Na manhã desta terça-feira (28), o jovem Giliarde Dias utilizou as redes sociais para mostrar a situação que se encontra a estrada que dá acesso ao açude Cachoeira dos Cegos. A estrada possui muitos pontos intransitáveis devido a grande quantidade de lama e atoleiros.
Na publicação, o jovem afirma que o contante tráfego de caminhões-pipa, que ainda continuam retirando água do açude, destruiu a estrada, prejudicando assim dezenas de famílias residente nos sítios Sabão, Torrões, Cajazeiras, Bento de Souza, Tapera e várzea do ovo estão.
Em contato com a nossa redação, o Prefeito de Catingueira, Odir Borges, afirmou que ainda na manhã desta terça-feira cobrou uma solução para o problema por parte do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PB).
Segundo o gestor, apesar de ser uma estrada municipal, a responsabilidade de reparos deve ser do Governo do Estado, que através da operação-pipa, se utiliza da estrada para retirar água do açude Cachoeira dos Cegos.
Odir questionou ainda o constante tráfego de caminhões-pipa na estrada, pois segundo o gestor, a região metropolitana de Patos e Vale do Piancó registram chuvas acima da média, com diversos açudes de grande volume de água sangrando, a exemplo da barragem da Farinha e açude do Jatobá, ambos localizados em Patos, Cachoeira dos Alves que está sangrando e o próprio açude de Coremas, que se encontra acima dos 50% de capacidade, ambos localizados no Vale do Piancó.
Ainda de acordo com Odir, mais de 40 carros-pipa retiram água diariamente do açude dos Cegos para várias cidades do Vale do Piancó e região Metropolitana de Patos, fato que é injustificável diante da atual situação dos mananciais da região.
O gestor finalizou dizendo que o poder público encontrará uma solução para o problema o mais rápido possível.
Portal Catingueira