DESTAQUEGerais

Lula anuncia Fernando Haddad como novo ministro da Fazenda

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, como futuro ministro na pasta da Fazenda. O anúncio foi realizado na sede do Gabinete de Transição, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no fim da manhã desta seta-feira (9/12), e incluiu outros nomes para o seu primeiro escalão, como Rui Costa, que assumirá a Casa Civil.

Fernando Haddad já era cotado pela imprensa e pelo mercado como possível nome para comandar o ministério, que ressurgirá do desmembramento do atual ministério da Economia, pasta que surgiu no Governo de Jair Bolsonaro (PL), com a união dos antigos ministérios da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, e da Indústria, Comércio e Serviços.

Agora, o mercado fica na expectativa da definição de quem deve chefiar a Secretaria do Tesouro e a Receita Federal. Ainda sem o anúncio do ministro do Planejamento, aposta em uma composição que abrigue um economista Liberal — o mais cotado segundo fontes próximas à Transição é o economista Pérsio Arida.

Haddad, que já foi prefeito de São Paulo, ocupou o cargo de ministro da Educação de 2005 até 2012, durante os governos de Lula e Dilma Rousseff. Ele é graduado em direito é mestre e economia e doutor em filosofia e é professor de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *