Urna eletrônica será instalada no Presídio de Patos durante as eleições

O projeto é pioneiro, já que essa será a primeira vez na historia que uma urna eletrônica será instalada dentro de uma unidade prisional no sertão do estado.

Nas eleições de 2018, os presos provisórios do presídio procurador Dr. Romero Nóbrega em Patos, poderão exercer o poder do voto em Patos.

Em entrevista concedida a jornalista Rafaela Gomes, Tv Paraíba, Rogério Dantas, chefe do gabinete eleitoral, explicou a novidade.

‘’Nessa sessão eleitoral, estarão aptos a votar, vinte e dois eleitores. A composição dessa mesa eleitoral, é com agentes penitenciários. Será feito a convocação desses agentes e a formação funcionara da mesma maneira que acontece, condicionalmente para todos os eleitores’’.

Os únicos que terão direito a exercer essa função de cidadão, serão os presos provisórios.

‘’Esses presos, são aqueles que estão lá apenas por medida processual, ou seja, ele não tem sentença penal condenatória, eles estão respondendo processo e então durante esse período de resposta do processo, presos por garantia da ordem, mas para não frustrar a apuração do processo’’.

Essa, é uma garantia constitucional do direito do voto, alem disso, futuramente esses apenados nesta condição, poderão ser absorvidos ou condenados, tudo, após um longo período de julgamento da justiça.

PatosOnline.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *