Estudantes da Escola SESI de Patos representam a PB na maior Feira de Ciências e Tecnologia da América Latina
Uma equipe de Estudantes da Escola SESI de Patos, sob orientação do Professor Rafael Sales, representa a Paraíba na maior feira de Ciências e Tecnologia da América Latina, a MOSTRA TEC. Os estudantes e o professor orientador compõem o Laboratório de Iniciação Científica (LIC) na Unidade de Patos.
O projeto “Plástico biodegradável a partir da Palma Forrageira (Opuntia cochinillifera)” é um projeto do ramo sustentável dirigido pelos pesquisadores: Andresa Onassis, Bruno Cézar Medeiros e Rauanny Lucena, coordenado pelo orientador Rafael Sales. A Opuntia cochinillifera, regionalmente conhecida por Palma Forrageira, é uma planta característica do sertão nordestino. A planta é ideal para a fabricação de um biopolímero sustentável e biodegradável, feito a partir da biomassa e amido presentes na Palma.
O plástico é biodegradável, o que significa que pode se degradar na natureza em pouquíssimo tempo, evitando o acumulo de lixo e diversos problemas ambientais. O impacto pela produção em larga escada do biopolímero da Palma tende a permanecer positivo em múltiplos sentidos, atingindo um patamar sustentável. Além de impactar positivamente no meio ambiental, todo um comércio no sertão será movimentado com a circulação do plástico, aumentando a renda dos pequenos fazendeiros que cultivam essa planta, colaborando para o pilar social e econômico.
O impacto pela produção em larga escada do biopolímero da Palma tende a permanecer positivo em múltiplos sentidos, atingindo um patamar sustentável. Além de impactar positivamente no meio ambiental, todo um comércio no sertão será movimentado com a circulação do plástico, aumentando a renda dos pequenos fazendeiros que cultivam essa planta, colaborando para o pilar social e econômico.
Portal Catingueira