GeraisRegião Metropolitana de Patos

Defensores dos animais denunciam que cachorros estão sendo envenenados em Santa Terezinha

Criadores e defensores dos animais denunciaram nas redes sociais, fotos e vídeos de cachorros envenenados, que não resistiram e morreram na cidade de Santa Terezinha, na Região Metropolitana de Patos. As postagens foram divulgadas nesta quinta-feira (29).

A comerciante e cuidadora de animais de rua, Vera de Inácio Aprígio, postou algumas fotos dos cães mortos, fez um desabafo e pediu providências das autoridades competentes. O seu relato ocorreu no grupo de WhatsApp do Jornal Conexão com a Notícia.

“Olha aí a maldade do ser humano. Essa cachorrinha estava ‘prenha’, estava viva, deitada na porta da minha budega, quando olhei ela já estava morta. Esse outro cachorro dentro dessa caixa, enrolado em uma sacola preta, ele é novinho, devia ter uns quatro meses de vida, era muito lindo, filhote indefeso, passou por mim correndo, babando, urinando, morrendo, pedindo socorro. Dizem que tem mais dois cachorros mortos em outra rua, já morreram mais cães na ‘rua de baixo’. Alguma coisa deve ser feita, tem um ser humano ruim fazendo maldade com os animais”, disse.

Recentemente ouvintes ligaram para o Jornal Conexão com a Notícia, transmitido pela Rádio Conexão (104,9 FM), denunciando que cães estariam sendo mortos por envenenamento na região norte da cidade.

No dia 16 de junho, a Câmara Municipal de Santa Terezinha realizou uma audiência pública para discutir a Lei Municipal nº 581/2021 que trata da regulamentação do controle populacional de animais domésticos. Estiveram presentes: vereadores, secretários municipais, cuidadores de animais, defensores dos animais, o procurador do Município, o veterinário do Município e representantes de ONGs.

A prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de bichos de estimação, tem pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. Se o animal morrer a pena pode ser aumentada de 1/3  a 1/6 , de acordo com a Lei nº 14.064/2020.

Josley Oliveira – Portal Santa Teresinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *