Decreto deverá ser mais restritivo devido a variante do Reino Unido que está em circulação na Paraíba
O próximo decreto com medidas de combate a disseminação do novo coronavírus deverá ser publicado nesta quinta-feira (17), pelo Governo da Paraíba.
A previsão é de que não haja flexibilizações no documento, tendo em vista o aumento diário no número de novos casos da Covid-19 e a 27ª avaliação do Plano Novo Normal do Governo da Paraíba, divulgada no último sábado (12), que apontou que o estado permanece em situação crítica, com 213 cidades classificadas na bandeira laranja e dez municípios na bandeira vermelha, conforme apurou o Notícia Paraíba.
Além disso, a circulação da variante do Reino Unido, chamada de Alpha, na Paraíba, pode trazer ainda mais restrições do decreto.
O secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros, explicou em entrevista na manhã desta quarta-feira (16), que a média móvel de casos da Covid-19 nos últimos 14 dias é de mais de 2 mil novos casos por dia e segundo ele, esse aumento já pode ser reflexo da circulação da nova variante que tem um poder maior de transmissibilidade.
A Vigilância Epidemiológica do Estado emitiu uma nota técnica nessa terça-feira (15), explicado que o paciente foi detectado com a variante Alpha em março e apresentou os primeiros sintomas no dia 23, com evolução de cura.
Dr. Geraldo disse que como a amostra foi enviada para análise no mês de março e o paciente não tinha nenhum histórico de viagem, isso leva a crer que a circulação dessa variante está no estado há alguns meses e por isso, o aumento dos casos, mesmo com as medidas restritivas estabelecidas pelos decretos.
O secretário disse ainda que uma reunião será realizada nesta quarta para definir as medidas do próximo decreto e que a circulação da variante no Reino Unido na Paraíba será levada em consideração para a elaboração do documento.
Essa mutação do coronavírus tem uma capacidade bem maior de contágio, podendo ser até 50% mais transmissível do que as variantes que já existentes.
O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou mais 39 mortes causadas por complicações do novo coronavírus foram confirmadas e 2.358 novos casos da doença., totalizando, desde o início da pandemia, 8.158 mortes em decorrência do novo coronavírus e 361.435 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios do estado.
O decreto vigente tem validade até o dia 18, próxima sexta-feira.
Notícia Paraíba