CRM diz que Leitos de UTI para adultos com COVID-19 estão lotados em Patos

Todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para tratamento de pacientes infectados com Covid-19 em Patos, no Sertão do estado, estão ocupados, segundo informações divulgadas pelo Conselho de Regional de Medicina na Paraíba (CRM-PB), divulgadas nesta quinta-feira (28).

Os dados foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pela assessoria de comunicação do Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, referência do tratamento da doença, na cidade.

Conforme o CRM, a unidade de saúde conta com 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria e está com 100% de ocupação. No entanto, a assessoria de comunicação do local confirmou a lotação de UTIs e disse que até esta quinta, existem 23 leitos de enfermaria e 17 estão ocupados, cerca de 74% do total, informação que foi confirmada pela SES.

Portanto, a partir desta quinta, pacientes com sintomas graves do novo coronavírus e que precisem de internação, devem ser transferidos para os municípios de Cajazeiras, Piancó ou Pombal, que formam a 3ª macrorregião de saúde da Paraíba.

A unidade de saúde acrescentou ainda que o complexo hospitalar está em fase final de obras e que, ainda em junho, permitirá a instalação de mais 10 leitos de UTI exclusivos para tratamento do novo coronavírus.

“Sabemos que está sendo construído um novo espaço onde haverá mais oito respiradores disponíveis para a população, nos próximos 15 dias. Mas precisamos desses equipamentos e leitos para hoje. Estamos em uma situação muito difícil, informando e buscando soluções junto ao governador do Estado e ao secretário de Saúde”, destacou o conselheiro Umberto Joubert, que realizou a fiscalização.

G1/PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *