Abastecimento da cidade de Catingueira é tema de audiência pública entre representantes da Cagepa, vereadores e população

Foi realizada na última quinta-feira, dia 06 de junho, na Câmara Municipal de Catingueira, uma audiência pública junto com representantes da gerência regional da Cagepa, para tratar sobre as constantes faltas de água que vem sendo registradas no município.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Edison, Lindeilton, Aelson, Silvan, Morais e Martim, representantes da CAGEPA, Alan Oliveira (gerente regional de Patos), Jonatas Rolim (gerente comercial), Juscelino Campos (coordenador local) e Sebastião Angelim (funcionário), além de outras autoridades e parte da população. .

Durante quase 3 horas de audiência foi debatida a constante falta de água no município, sobretudo no fim do mês de maio, devido aos problemas na captação. Os vereadores usaram a tribuna e todos cobraram melhorias no sistema adutor de Catingueira.

Representantes da CAGEPA durante audiência pública em Catingueira. Foto, Jean Alencar

O vereador Lindeilton sugeriu um melhoramento na rede de distribuição de água e a construção de uma nova caixa d’água no setor mais alto. Todos os vereadores se acostaram aos pedidos de Lindeilton. O sistema tem mais de 40 anos e a adutora, 20, o que está causando problemas para a população.  

Após as explanações dos vereadores, o gerente regional, Alan Oliveira, fez as suas colocações. Ele agradeceu pelo convite e disse que é um prazer poder debater sobre o tema. Ele explicou como funciona o sistema de abastecimento de Catingueira e disse que realmente o sistema é antigo, mas com algumas mudanças dá pra continuar utilizando. Ele falou que um dos pontos de melhoramento será a instalação de novos hidrômetros, pois a cidade tem apenas 700 instalados e conta com mais de 1.000 ligações, e isso irá impedir o desperdício. Falou também sobre um sistema de automação que será instalado para bombear água para os setores mais altos, além da extensão de rede para substituir tubulações mais finas. Ele falou que a crise de abastecimento dos últimos dias se deu por vários problemas, como por exemplo a quebra da adutora, o problema de energia, entre outros. Por fim, ele falou da importância de debater este tema com a população; agradeceu a participação e parabenizou a iniciativa do presidente da câmara. Ele garantiu que a CAGEPA fará o possível para melhorar o abastecimento em Catingueira.  

Alan Oliveira relatou ainda que as obras maiores precisam de mais tempo e podem ser reivindicadas através de forças políticas ou por meio do Orçamento Democrático. Finalizou falando da importância de a CAGEPA permanecer pública, pois a taxa não se compara com os valores pagos a uma empresa privada. Ele convocou os vereadores e a população a defenderam a CAGEPA.

O presidente Edson Soares lamentou novamente a ausência do prefeito Dr. Odir Borges. Segundo ele, na audiência com a Energisa o gestor também não compareceu para tratar dos problemas da cidade. Ele disse que falta compromisso do prefeito com a população neste sentido.

População participa de audiência pública em Catingueira. Foto, Jean Alencar

Ele ainda afirmou que irá tomar as providências e que cobrará do prefeito e das autoridades o melhoramento do abastecimento de Catingueira, afim de solucionar o problema no município.

O parlamentar finalizou fazendo uma avaliação positiva da audiência pública e agradeceu a todos os presentes, principalmente a população

Portal Catingueira com informações do Blog do Jordan Bezerra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *