Câmara Municipal de Santa Terezinha discute problemáticas locais em Sessão Ordinária
A Câmara Municipal de Santa Terezinha esteve reunida na tarde desta sexta-feira, dia 16 de junho, para a realização de mais uma Sessão Ordinária. O presidente Francisco Bezerra (Republicanos) abriu os trabalhos às 17h00. A Sessão contou com a presença dos 9 vereadores.
O vereador Cadmo Cordeiro (Republicanos) iniciou sua fala apresentando seus votos de pesar aos familiares Elson de Dôra, de Irene Oliveira, Hernani Pinto e de Rita de Cássia, vítima de feminicídio no município. O vereador falou sobre os seus requerimentos apresentados. Citou o seu ideário de padronizar a estrutura dos mata-burros implementados na extensão territorial do município. Falou também sobre o roço dos loteamentos, evitando a soltura de animais nessas localidades, bem como a procriação de mosquitos. Mencionou o início do São João da cidade, parabenizando todos aqueles que participaram da organização e ornamentação da praça de eventos e toda a cidade. Por fim, falou sobre a audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira na Casa Geraldo Luiz Camboim, que debateu a problemática dos animais de ruas. Agradeceu a presença do vereador sargento Patrian e de Rafael de Civil, de todos os vereadores da cidade e da população como um todo. Afirmou que a audiência foi bastante produtiva e espera que o projeto apresentado no combate desse problema avance.
A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) iniciou suas palavras se acostando aos votos de pesar apresentados anteriormente. Denunciou uma situação que ocorreu em uma das escolas do município, na qual uma menina induzia uma colega a se jogar na frente de carros, e outras ações que a machucariam, ameaçando de deixá-la sem o seu lanche, caso não o fizesse. A vereadora pediu o apoio dos demais vereadores para que possam se unir e conseguir a presença de psicólogos nas escolas da cidade, conversando com alunos e professores. Ressaltou a sua preocupação e aflição com base nesse fato. Falou da audiência pública realizada na Câmara, que, segundo ela foi bastante produtiva. Destacou a necessidade urgente do município de amenizar a problemática dos animais de ruas. Alegou que recebeu a informação de que no próximo mês o município receberá um carro-pipa e afirmou que fica muito feliz, pois muitas pessoas do município necessitam desse transporte de água e a demanda na cidade é bastante alta na cidade. Por fim, desejou um feliz e abençoado São João e que as pessoas possam aproveitar as festividades com consciência e responsabilidade.
O vereador Damião de Seli (PSDB) iniciou sua fala se acostando aos votos de pesar apresentados por seus colegas. Parabenizou o Poder Legislativo local e o município por colocar em prática as audiências públicas planejadas. Ressaltou a importância da audiência de combate à problemática dos animais de rua. Agradeceu o vereador de Patos sargento Patrian e o policial Rafael da Civil por todo o apoio e parceria através da ONG Adota Patos com Santa Terezinha. Ressaltou a sua insatisfação com a perda cultural do São João nordestino, que vem perdendo a sua essência, recebendo artistas e músicos que não pertencem à cultural local. Destacou a necessidade dos nordestinos, durante o período junino, sobretudo, não aceitarem tal imposição e invasão de outras culturas na região. Parabenizou o prefeito Arimateia por valorizar os artistas locais e priorizar a cultura do Nordeste. Compartilhou da mesma preocupação que a vereadora Lidianny, com base no bem-estar das crianças no ambiente escolar. Aconselhou os pais a se fazerem presentes e acompanharem o desenvolvimento escolar e humano de seus filhos. Por fim, denunciou a onda de pequenos furtos na comunidade São Gonçalo, na propriedade de seus pais. Afirmou que já adotou as medidas cabíveis para combater esses atos, instalando câmeras e comunicando a polícia. Ressaltou a necessidade de realização de rondas da polícia na zona rural de Santa Terezinha. Concluiu desejando um feliz São João a todos.
O vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) iniciou seu discurso se acostando aos votos de pesar apresentados por seus colegas que o antecederam. Cobrou respostas acerca do motivo de paralisação das obras de calçamentos do município. Denunciou a situação da ambulância municipal, que está sem ar-condicionado, atendendo a população de maneira precária. Cobrou providências do gestor Arimateia na resolução dessas problemáticas. Criticou também a situação da Secretaria de Transportes, que está sem aparelho celular para atender as ligações da população. Denunciou também a falta de veículos no município, que, com base na demanda da cidade, não suporta bem o atendimento popular. Afirmou que o prefeito deve se preocupar com outros temas relacionados à saúde e educação, não apenas com festas. Justificou os seus requerimentos apresentados. Em um deles, solicita uma máquina niveladora para passar no Loteamento Vale do Sol, para diminuir a quantidade de buracos e mato nas estradas. Em segundo, solicita o conserto de mata-burros na zona rural do município, que, segundo ele, estão em situação precária.
O vereador Zé do Egito (PSDB) iniciou sua fala se acostando aos votos de pesar apresentados. Desculpou-se por sua ausência na sessão anterior, devido a problemas de saúde. Parabenizou a realização da audiência pública que serviu de debate para a questão dos animais de rua da cidade. Uma audiência muito proveitosa, segundo o vereador. Mencionou seu requerimento realizado na penúltima sessão, no qual solicita a revitalização e reconstrução da parede frontal do cemitério municipal. Destacou a situação precária do mosaico que compõe a parede. Solicitou providências da Secretaria de Infraestrutura junto ao prefeito. Mostrou-se preocupado com a situação do roço das estradas, mas alegou que, certamente, até o final de julho, o gestor já terá finalizado todos os serviços planejados na zona rural de Santa Terezinha. Parabenizou os requerimentos apresentados por seus colegas vereadores. Finalizou, parabenizando o prefeito pelo São João municipal e toda a sua equipe de organização. Desejou um feliz São João a todos.
O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) iniciou seu discurso se acostando aos votos de pesar apresentados anteriormente. Apresentou seu requerimento que solicita a disponibilização de uma sala do Colégio São Gonçalo, que está inutilizada, para recepcionar os médicos do município para realizar o atendimento da população, haja visto que o local não dispõe de posto médico. Por fim, desejou a todos um feliz São João.
O vereador Francisco Bezerra (Republicanos) iniciou sua fala se solidarizando com os votos de pesar apresentados. Parabenizou o prefeito Arimateia pela realização do São João e agradeceu-lhe por dar continuidade ao São João raiz, valorizando a cultura junina local, bem como toda sua equipe de organização. Alegou que o governador João Azevedo esteve presente na assinatura do parque nacional da Serra do Teixeira, que abrangerá 13 cidades. Trata-se de um parque de grande importância para a preservação do meio ambiente, valorizando a fauna e a flora local. Destacou que no dia 10 de junho foi lançado no Cine Guedes o documentário “São João de Patos – Um filme que nos representa”. No entanto, criticou o diretor Igor Rodrigues pelo fato de não mencionar o trabalho de Dinaldo Vanderlei, que foi praticamente o pioneiro na cultura do atual São João da cidade de Patos. Convidou todos os vereadores e o público local a participar do “Arraia da Câmara”, que ocorrerá no próximo dia 22 às 15h00. Além disso, convidou também toda a sociedade a participar da sexta edição da Cavalgada Miguel Lilioso, que será realizada no dia 16 de julho e partirá do Assentamento Dom Experdito. Segundo o vereador, o evento prestará uma grande homenagem a uma pessoa que costumava participar bastante desses eventos, o popular Nego Tinda, um grande vaqueiro. Por fim, destacou seu projeto de lei que concede o título de cidadão do município de Santa Terezinha ao cantor de forró Assisão. Valorizou a contribuição do cantor para a cultura junina e para o forró. E, por fim, desejou um feliz São João a todos. Ressaltou a realização da audiência pública realizada nesta sexta, e a importância dessa iniciativa para a resolução da problemática dos animais de ruas.
O líder da oposição Edcarlos Soares (PSDB) iniciou sua fala se solidarizando com os votos de pesar apresentados anteriormente. Parabenizou a realização da audiência pública de combate à problemática dos animais de rua da cidade e destacou a necessidade de uma parceria com a ONG Adota Patos. No entanto, criticou a ausência do prefeito na referida audiência. Em seguida, expressou sua discordância com a mudança de horário estabelecida no PSF I municipal. Alegou que espera que a gestão se planeje e organize o setor de saúde nos próximos meses, contratando profissionais para ampliar o horário de atendimento à população no município. Além disso, criticou o fato do gestor realizar mais de 40 noites de festa sem qualquer necessidade, o que acarreta em aumentos desnecessários nos gastos municipais, e pediu ao prefeito Arimateia que reveja suas atitudes. O vereador também cobrou a roçagem dos loteamentos municipais e do Conjunto Dona Nuca, que, segundo ele, estão tomados pelo mato, causando dificuldades para os moradores dessas localidades. Trouxe à atenção a situação da popular Adriana de Osvaldo, do sítio Quixaba, que realiza um tratamento mensal em Recife, mas não está conseguindo utilizar o carro da Secretaria de Transportes, pois foi alegado que não havia veículo disponível, questionando qual é o destino do dinheiro arrecadado no leilão municipal.Edcarlos Soares criticou a falta de planejamento da gestão e afirmou que o prefeito está com receio de não conseguir pagar a folha de pagamento dos funcionários. Fez um apelo para que seus colegas vereadores da situação pressionem a administração, pois a situação está precária. Por fim, desejou boas festividades juninas a todos.
O líder do prefeito, Salomão Cordeiro (Republicanos), iniciou seu discurso se solidarizando com os votos de pesar apresentados. Em relação à denúncia da vereadora Lidianny Medeiros, Salomão alegou que é necessário ter uma conversa com a Secretaria de Educação e com os pais, para que esse tipo de situação possa ser solucionada de maneira rápida, pois é bastante preocupante. Falou sobre os serviços que precisam ser realizados no município, ressaltando que todos estão sendo feitos. Citou as obras de calçamento que estão sendo realizadas em etapas, por meio de convênios. Salomão ponderou que o que precisa ser feito no município está sendo feito, destacando que a administração é um processo contínuo e o prefeito está trabalhando. Em relação ao pagamento dos servidores, o vereador afirmou que nunca houve atrasos e que a alegação contrária não é verdadeira. Enumerou todos os avanços trazidos pela gestão, incluindo a construção de 33 novos mata-burros de forma padronizada. Salientou que, embora em horários diferentes, os médicos estão realizando atendimentos, e isso deve ser reconhecido. Reiterou que o dinheiro arrecadado no leilão será direcionado para a compra de terreno para o novo cemitério municipal. Destacou que o prefeito Arimateia tem a intenção de adquirir mais veículos para o município no futuro. Informou que o corte de terras já foi iniciado. Por fim, concluiu apresentando seu projeto de lei que reconhece o secretário de estado Tibério como cidadão do município de Santa Terezinha. Desejou a todos um feliz São João, parabenizando a tradicional festa do município e a organização do evento.
Blog do Jordan Bezerra