Catingueira

Após inúmeras reclamações, AESA fecha comporta do Açude do Cego em Catingueira

Após inúmeras reclamações, AESA fecha comporta do Açude do Cego em Catingueira

Após inúmeras reclamações da população, a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) fechou, nesta segunda-feira, 31 de agosto, a comporta do Açude do Cego, em Catingueira, no Sertão paraibano.

O manancial é responsável pelo abastecimento dos municípios de Catingueira e Emas e atualmente registra apenas cerca de 22% de sua capacidade. A situação vinha preocupando moradores da região, que temiam uma abertura prolongada da comporta diante do baixo volume de água armazenado.

A mobilização da população ganhou força após uma manifestação realizada às margens do açude. O Blog do Jordan Bezerra acompanhou o movimento e levou a reivindicação dos moradores ao conhecimento do público, gerando repercussão em outras regiões do estado.

A principal reivindicação não era impedir definitivamente a abertura da comporta, mas garantir que a liberação da água ocorresse de forma controlada, com períodos de abertura e fechamento, evitando que o reservatório permanecesse por meses liberando água.

Após a repercussão das reclamações, o presidente da AESA informou que a previsão era de que a comporta fosse fechada entre quinta e sexta-feira. O fechamento acabou sendo realizado nesta segunda-feira.

Segundo a justificativa apresentada pela AESA, a abertura da comporta ocorreu para atender necessidades previstas na legislação de recursos hídricos, especialmente o abastecimento humano e a dessedentação animal.

Com o fechamento, a expectativa é preservar o volume atualmente armazenado no Açude do Cego e contribuir para o abastecimento das comunidades atendidas pelo reservatório.

Blog do Jordan Bezerra

Leia também