CatingueiraDESTAQUE CATINGUEIRA

Açude Cachoeira dos Cegos chega a menos de 20% de sua capacidade total

Dois dos principais açudes do Sertão paraibano estão em situação preocupante quanto ao nível de armazenamento de água, segundo os dados mais recentes da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Em Catingueira, o Açude Cachoeira dos Cegos acumula atualmente 13.673.400 m³, o que corresponde a 19,02% de sua capacidade total de armazenamento, que é de 71.887.047 m³, segundo a última atualização divulgada no dia de ontem (quinta, 09/10).

Já em Condado, o Açude Engenheiro Arcoverde, conhecido popularmente como Açude de Condado, com capacidade para armazenar 36.834.375 m³, está com 4.740.630 m³, o equivalente a apenas 12,87% da capacidade máxima, conforme atualização feita nesta sexta-feira, 10.

A redução significativa nos volumes desses dois reservatórios reforça o alerta para o risco de colapso no abastecimento em comunidades da região, exigindo atenção redobrada das autoridades e o uso racional da água até que o período chuvoso possa recuperar os níveis dos mananciais.

Folha Patoense 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *