12 cidades do Vale do Piancó têm água contaminada por agrotóxicos, diz Ministério da Saúde

Um estudo do Ministério da saúde apontou que várias cidades da Paraíba têm águas contaminadas por agrotóxicos. Na região metropolina do Vale do Piancó, pelo menos 12 municípios foram apontados com contaminação.

As principais contaminações sãos causadas pelas pesticidas que são usadas em plantações, e no inverno acabam por escorrer para dentro dos leitos, contaminando os rios e açudes. Isso preocupa bastante os órgãos de saúde, pois, esses venenos estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

As cidades regionais que foram detectadas com contágio de 12 tipos de agrotóxicos foram: Aguiar, Boa Ventura, Diamante, Conceição, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda, Olho dÁgua, Piancó, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.

A empresa responsável pela concessão de água na Paraíba, a Cagepa, questionada, lamentou a divulgação dos dados e considerou equivocado o levantamento. “A Cagepa realiza análises dos parâmetos agrotóxicos a cada seis meses e nenhum resultado está acima dos valores máximos permitidos”, afirmou um representante da companhia.

Bv Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *