DESCASO: Carrapatos infestam Unidade Básica de Saúde na cidade de Patos

Usuários da Unidade Básica de Saúde Ernesto Soares, localizada às margens do Canal do Frango, Bairro Juá Doce, em Patos, estão denunciando que o estabelecimento está infestado por carrapatos que são encontrados nas paredes, piso, na calçada e em diversas outras localidades da unidade.

A reportagem do Patosonline.com esteve na Unidade Básica de Saúde nesta quinta-feira, dia 29, e pode presenciar os carrapatos que infestam o local. Os carrapatos são ectoparasitas hematófagos que são responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças e se alimentam de sangue humano ou animal.

A presença de cães ao lado da Unidade Básica de Saúde é um sinal claro de onde pode estar surgindo os carrapatos que são vistos em diversos tamanhos. Os funcionários da USB Ernesto Soares relataram que já comunicaram o fato a Secretaria de Saúde do Município de Patos e estão no aguardo da dedetização de todo o ambiente.

A preocupação dos funcionários também diz respeito à campanha de vacinação que será realizada neste sábado, dia 30, em todas as unidades de saúde. “Os usuários estão reclamando, com razão, pois os carrapatos são visíveis e estão dentro de um local que é para promover saúde. Já que o caso é tão gritante, o ideal seria que fosse dada urgência no combate”, relatou um dos funcionários.

Em contato com o setor responsável da Secretaria de Saúde do Município de Patos, a reportagem foi informada que está sendo cumprido um calendário de dedetizações nas Unidades Básicas de Saúde e que na próxima sexta-feira terá início as dedetizações nas unidades Aderbam Martins, Rita Palmeira, Osman Ayres e Ernesto Soares.

Patosonline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *