Chove quase o dobro do esperado para o mês de fevereiro em Catingueira. Veja os números

O mês de fevereiro de 2018 terminou com chuvas bem acima da média histórica na cidade de Catingueira. O volume médio esperado para esse mês do ano na cidade é de 156.2 milímetros, e, segundo dados da AESA, as chuvas acumuladas em Catingueira durante o mês de fevereiro chegaram a 295.8, índice que representa quase o dobro da média histórica da cidade.

Catingueira foi a sexta cidade onde mais choveu na Paraíba durante o mês de fevereiro. Fazia tempo que os moradores da cidade tinham visto tanta chuva nesse mês. Vários açudes e barreiros de pequeno porte sangraram e o principal manancial da cidade, Cachoeira dos Cegos, recebeu uma recarda de água considerável.

Se as previsões continuarem se confirmando, o inverno na região deve ser bom, com chuvas acima da média. De acordo com os meteorologistas, o ciclo de seis anos contínuos de seca severa para o semiárido nordestino terminou. “A mudança foi rápida nas condições oceânicas, e indica um cenário mais favorável para chuvas no semiárido que nos anos anteriores”, afirma o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

Portal Catingueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *